HANNIBAL – A ORIGEM DO MAL (EXEMPLO PERFEITO DE FABRICAÇÃO DE UM ESCRAVO MONARCA)

HANNIBAL – A ORIGEM DO MAL (EXEMPLO PERFEITO DE FABRICAÇÃO DE UM ESCRAVO MONARCA)
“O menino Hannibal morreu quando ele perdeu toda sua família. O que ele é agora só tem uma palavra que descreva: monstro!” –  Inspetor Popil (Dominic West)

Eu resisti muito em assisti a este filme. O motivo disto é que Hannibal Lecter é um dos meus personagens prediletos e eu não queria assistir a outro filme que fosse só um derramamento de sangue, como foi o filme Hannibal. Este entretanto é um filme bem legal de se assistir e principalmente tentar compreender como a mente humana pode ser dominada por seu lado sombrio.
untitled
Hannibal criança assistindo a morte dos país.
Ele conta a infância e inicio da vida adula de Hannibal Lecter, interpretado anteriormente por Brian Cox em Manhunter e Antony Hopkins em O Silêncio dos Inocêntes, Hannibal e Dragão Vermelho. Não vou detalhar o filme pois o objetivo aqui é falar da personalidade de Hannibal, como um escravo monarca.

591185
Borboleta Monarca no cartaz do filme O Silêncio dos Inocentes que tornou Hannibal Lecter famoso.
Qualquer um que já tenha lido outros artigos deste blog, deve lembrar que a palavra Monarca deriva da borboleta que tem este nome e é um simbolo do processo de tortura usado pela CIA para criar assassinos. Esta borboleta lembra geneticamente o local onde nasceu e por isto é usada como símbolo de memória robótica.
18861649.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx
Hannibal aprendendo a lutar com a senhora Murasaki

Segundo o jornalista e filosófo Olavo de Carvalho, você sabe que um ator é bom quando ele interpreta o bandidão e você fica com nojo dele. Neste caso o ator francês Gaspard Ulliel, que interpreta Hannibal, e ator inglês Rhys Ifans são um exemplo perfeito de como alguém pode fazer você esquecer que eles não são aquilo que está sendo mostrado na tela.
filmes-1800-fotos-hannibal rising_06
Vladis Grutas (Rhys Ifans) e Hannibal (Gaspard Ulliel)
Indo direto ao ponto o processo de tortura para a criação de um assassino é tão elaborado que o próprio escravo acaba se entregando de corpo e alma àqueles que o criaram.
O mais incomodo nesta história de criação de um monstro é que durante boa parte do filme você acaba torcendo pelo pobre Hannibal. Afinal de contas ele é a vítima que está se transformando em outra coisa.
E quais são estes métodos de tortura a que ele é submetido:
holodomor-pic1
Holodomor (em ucranianoГолодомор) ou “Holocausto Ucraniano” é o nome atribuído à fome de carácter genocidáriocausado por Josef Stalin, no comando da União Soviética, que devastou principalmente o território daRepública Socialista Soviética da Ucrânia (integrada na URSS), durante os anos de 1932 – 1933. – O povo da Ucrânia naqueles anos chegaram a praticar o canibalismo para sobreviver.
Fome extrema – o exército comunista da União Soviética, invade a Lituânia, onde o garoto mora, e como tudo o que o comunismo toca, o país vira um inferno gelado no qual as coisas mais básicas, como alimento, somem. Em uma cena que mostra como o Dr. Hannibal veio a tornar-se um canibal, Grutas (Rhys Ifans) come uma ave na frente dele sem nem se dá ao trabalho de tirar as penas. Interessante que o primeiro nome do personagem Grutas é Vladis, o mesmo do Conde Drácula.
Hannibal-Lecter-Mischa-e-Hannibal-Lecter
Os escravos do Projeto Monarca geralmente são criados desde a infância. No cinema os mais famosos são Yuri (Kevin Costner em Sem Saída) e Evely Salt (Angelina Jolie em Salt)
Medo – todo o período em que Hannibal (Aaron Thomas) e sua irmã Micha estão dominados pelo bando de nazistas do qual Grutas faz parte, é visível o pavor da possibilidade de que ambos, principalmente a irmã se tornem presa deles. O medo que ele tem não somente é algo a ser levado a sério, como no final do filme Grutas diz a ele, já adulto, que não somente eles comeram a irmã dele como serviram ao pobre garoto. Neste ponto a mente dele já é apenas um poço de vingança e a crueldade que ele mostra é algo mais que natural. Pelo menos em nenhum momento do filme é mostrado qualquer tipo de envolvimento sexual daquele grupo perverso em relação às crianças.
filmes-1800-fotos-hannibal rising_04
Carne por carne, olho por olho
Doutrinação – No período entre estas duas cenas, o pobre garoto é “salvo” pelos comunistas sovieticos e passa a ser doutrinado em um orfanato. Ele é ensinado a ser obediente e que não tem vontade própria. O pior de tudo é que este orfanato é instalado na casa dos pais dele, na qual ele e Micha cresceram. Então ele cresce sendo mostrado que não tem direito a nada, mesmo estando tão perto de tudo que sempre teve.
hannibal_lecter
Brian Cox, Antony Hopkins, Gaspard Ulliel e Mads Mikkelsen como Hannibal Lecter
Drogas – Em uma cena do filme o jovem Hannibal aplica em si mesmo uma droga alucinôgena para que se lembre de tudo o que aconteceu com ele e a irmã. Este tipo de experiência não só foi usado pela CIA por anos a fio como é o principal motivo de se defenderem tanto a liberação delas. Os poderosos do mundo querem um mundo de escravos zumbis e fazem qualquer coisa para alcançar este fim.
hannibal09
M é por Micha – A melhor parte do filme.
No fim do filme, depois que ele leva a cabo sua vingança, pela qual você como telespectador é levado a torcer, existe uma frase que mostra o que se tornou a mente dele. Quando sua protetora, Sra.Murasaki (Gong Li) ouve ele falar que a ama, pergunta ao ele: “o que sobrou em você para amar?” Nesta altura do campeonato ele já se tornou um mostro tão perverso quando Grutas e seu bando.
E acredite você ou não. Caso sua mente não seja bem resolvida e você não seja capaz de distinguir realidade de ilusão, as cenas mostradas neste filme podem afetar sua mente. Tanto que a CIA até hoje financia vários filmes de Hollywood.
51290_Papel-de-Parede-Hannibal-A-Origem-do-Mal-Hannibal-Rising--51290_1280x1024

Juntamente com O Silêncio dos Inocentes e Dragão Vermelho são filmes impressionantemente bons ao mostrar como a mente humana pode ser deturpada ao extremo. Só uma coisa não ficou bem explicado. Se a senhora Murasaki, pessoalmente treinou Hannibal para tornar-se um Samurai, por que ela não se defende de Gruntas? A palavra Samurai em japonês também tem a conotação de alguém que serve com uma lealdade cega, ou seja um escravo.

Comentários

Postagens mais visitadas