BUCKY BARNES E PANTERA NEGRA - OS MELHORES PERSONAGENS DE GUERRA CIVIL

"Eu posso não ser Phd em filmes, mas eu sei muito bem do que eu não gosto!" - Mister Krank




Eu poderia traduzir a frase acima por um ditado popular brasileiro, mas não é de pornografia que eu quero falar. Depois de finalmente assistir Capitão América - Guerra Civil, passei a ler as críticas sobre o mesmo, principalmente sobre a participação de Tom Holland como Peter Parker / Homem Aranha.



A primeira coisa que se vê é que as pessoas levam tudo muito a sério. Alguns querem que o Homem Aranha seja retratado do mesmo modo que o Stan Lee o fez em 1962, ou seja 3 anos antes de eu nascer. Eles não sabem que o mundo naquele tempo era outro e que a maioria dos personagens foi desenhado para o público infantil americano.




Outro fato que as pessoas esquecem é que HQ (Histórias em Quadrinho) e cinema são coisas diferentes. Eu nunca aguentei ler HQ dos X-MEN, entretanto o único filme deles do qual eu não gosto de jeito algum é Origens.

Coisas que eu vi no filme e que fazem dele um filme digno de ser assistido mais de uma vez:




1 - O conceito de tortura e de que alguém pode ser liberto dela. Quem saiba o que significa os projetos MK Ultra e Projeto Monarca da CIA (Central Inteligence Agence) terão a forte tendencia de achar, como eu achei, que os melhores personagens deste filme são respectivamente Buck Barnes, O Soldado Invernal (de inverno e não inferno, como meus filhos pensavam) e o Pantera Negra. Sebastian Stan e Chadwik Boseman transmitem para a tela toda a intensidade psicologica de pessoas cuja mente foi manipulada. Tony Stark tem seu melhor momento, não na disputa sobre coletivismo x individualismo, mas no momento em que ele também torna-se vítima de manipulação mental, da maneira mais perversa possível.


Andrew Garfield, Tom Holland e Tobey Maguire como Homem Aranha

2 - Tom Holland não é melhor nem pior que Tobey Maguire ou Andrew Garfield. Não vai existir um Oscar de melhor Homem Aranha. Ele é apenas um garoto que competiu com 1000 (mil) outros candidatos e aproveitou a melhor oportunidade que já teve na vida. Trouxe um Peter super engraçado e que traz a esperança que seus  filmes com o personagem não sejam uma droga total, como Homem Aranha 3 ou Espetacular Homem Aranha 2.  Nos outros filmes tanto Tobey quando Andrew foram bacanas sim. As cenas com o Tom em Guerra Civil são hilárias.
Um vídeo publicado por mrtobeymaguire (@mrtobeymaguire) em

Publicação no INSTAGRAM de Tobey Maguire no qual ele passa o manto para Tom Holland. Ele manda o seguinte recado para Tom: "Bom trabalho! você é sensacional como Homem Aranha. Siga em frente!"


3 - O grande barato deste filme é o conceito de Coletivismo X Individualismo. Os Vingadores não brigam entre si por causa da cor do esmalte, o motivo da briga é saber o que é mais importante: um amigo meu que foi torturado e teve sua mente estragada por um ser maligno, no caso Bucky. Ou órgãos inúteis como a ONU, ou no caso brasileiro o STF. 
Gente como eu que lê as letrinhas no final do filme percebem que tem uma equipe que trabalhou no Brasil. Como as únicas cenas que aparentam ser no Brasil são as Selvas governadas pelo Pantera Negra, a impressão que dá é que os diretores estavam falando sério quando dizem que investigaram a situação política brasileira para fazer o filme. Tudo no Brasil atual lembra a Guerra Civil do filme, inclusive a possibilidade de ela vir a acontecer. 

Veja por exemplo o caso do afastamento do Deputado Eduardo Cunha pelo Puxadinho do PT chamado Superior Tribunal Federal.  A maioria das pessoas fala do fato pensando no Brasil coletivista no qual tirar alguém que prejudica o Brasil é algo legal. Um bandido a menos. Acontece que para retirá-lo do poder, eles não usaram nenhuma lei brasileira, apenas e tão somente o que suas mentes coletivistas pensavam ser o melhor. Para tirar um bandido que incomodava os bandidos que os sustentam, 11 ministros quebraram completamente a lei. É este o temor de um dos personagens do filme quando diz: "e quando a ONU tornar-se corrompida?" Este é um temor que ele não precisa ter na realidade. A ONU foi fundada, sempre foi e sempre será o órgão mais corrupto do mundo. Nada lá é feito para proteger ninguém. Basta ver o tanto de guerra que temos mundo afora.




E em questão de visual, a melhor cena do filme é a caçada ao Buck. Acho estranho os especialistas em HQ e "filmes de heróis" não notar a semelhança desta cena com duas específicas dos dois primeiros filmes MATRIX.




E é sim bem melhor do que Batman Vs Superman. Isto não tem a menor dúvida. Embora os conceitos dos dois filmes seja bem parecidos.



Comentários

Postagens mais visitadas