THE FLASH - OU UM MUNDO SEM DEUS


Depois de muitos anos assisti ontem um vídeo sobre a realidade ou não da existência de Deus. O nome do autor do vídeo é Alexandre Porto e foi o primeiro e único vídeo dele que assisti. Não que ele seja um herege ou fale coisas sem sentido. Apenas assuntos religiosos não me interessam mais. O que eu creio creio para mim mesmo e não tenho nenhum interesse em converter absolutamente ninguém para as coisas que eu penso ser verdade.

Qualquer um que já tenha lido este blog irá notar que eu sou fã incondicional da série The Flash. A característica principal do velocista que me encanta é o relacionamento filial dele com seu pai biológico (cujo autor também já interpretou o Flash em uma série de TV) e também com seu pai adotivo.

Entretanto existe algo na série que incomodaria qualquer um que a assistisse levando a mesma a sério, ou a ferro e a fogo. Deus simplesmente não existe em Central City. A palavra só é usada uma vez em uma piada com o nome Grodd, o qual é um gorila controlador de mentes.. É então um prato cheio para se mostrar o que seria um mundo sem um ser criador e que dirija os eventos do universo. Eis então o resultado de um mundo sem Deus.



1 - Todos os eventos da vida são apenas um acidente sem nenhum sentido. Barry Allen, um garoto sensacional torna-se um herói por causa de uma monstruosidade que matou sua mãe e só ele acredita. Não há esperança na vida de Barry, mesmo com todo seu poder. Tudo o que ele pode fazer é voltar no tempo e saber que o mundo irá acabar por ele salvar sua mãe. Ou ouvir a voz da mesma em uma realidade alternativa, sabendo que nesta realidade seu pai adotivo, Joe West é quem morre tragicamente em sua frente. Um mundo sem Deus é apenas um amontoado de catastrofes na vida de gente boa.


2 - Em um mundo sem Deus o mal domina e sempre volta de uma forma ou de outra. Assim o homem de amarelo, que matou sua mãe, deixa de existir quando o pobre do Eddy, seu ancestral, se mata mas isto não muda em nada as tragédias do mundo. Mesmo tendo sido ele quem inventou o acelerador de partículas que o transformou em The Flash, a morte de sua mãe e a prisão de seu inocente pai continuam sendo a triste realidade. Não tem mais Eobard Tawne? É substituído por Zoom. 

Wally West promete ao Flash que irá mudar de vida depois que este desistiu de seus super poderes para salvá-lo. Imagina se ele soubesse que Deus entrou na história do mundo para que ele tivesse vida eterna?



3 - Sem Deus, todas as aberrações do mundo podem se tornar realidade. Grodd, um gorila capaz de controlar a mente das pessoas, aparece e ninguém acha aquilo muito estranho. Apenas tentam combatê-lo. O mundo de Barry Allen é dominado pela ciência, que domina absoluta, e a ciência só consegue fabricar monstruosidades. E como as pessoas más existem em quantidade maior, existem mais meta humanos malvados do que heróis poderosos com Barry e Cisco Ramon.


4 - Em um mundo sem Deus o desaparecimento de Barry Allen no futuro é apenas uma certeza catastrófica. Não é mostrado se ele foi para "o céu" ou entrou em uma realidade qualquer onde pudesse finalmente ser feliz. O pobre rapaz está fadado a ser um miserável para o qual nada dá certo. Do mesmo modo não existe esperança para alguém com super poderes como Ronnie e, pior ainda, você pode viver aprisionado para sempre como o Homem da Máscara de Ferro.




5 - Um mundo sem Deus irá encontrar sua própria forma de veneração. Tanto que Barry é levado a crer que ele foi "escolhido" por um raio para ser um super herói. As forças da natureza passam a ser o Deus com poderes, mas sem propósitos. Ou como já diria Shakespeare: "O mundo é uma história contada por um idiota, cheia de catástrofes e de tumulto. Mas completamente sem significado!"




Resumindo: o mundo sem Deus de Central City tem inúmeras possibilidades. A maioria deles tem efeitos devastadores, inclusive a aniquilação do mundo por uma "singularidade".

Comentários

VOLTE SEMPRE

VOLTE SEMPRE

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA A VITOR RODRIGUES FERRULIA

BITCOIN (MOEDA DIGITAL) - FAZENDO AS PERGUNTAS CORRETAS

CIDADE DE CHICAGO USARÁ A BLOCKCHAIN PARA REGISTRO DE IMÓVEIS