A PALAVRA DE DEUS - VOCÊ ENTENDEU TUDO ERRADO


Eu sempre fui um cristão questionador. Já tentei forçar a barra para que aquilo que se dizia sobre Deus e sua palavra se conformasse (tomasse a forma) daquilo que meu cérebro pensava ser lógico. Chegou um momento em que, ou eu mudava meu cérebro ou mudava tudo o que eu sabia sobre cristianismo. As confusões eram grandes demais para fazerem sentidos e eu deixar de me sentir um idiota. Para ter paz de espírito passei a repensar as coisas que acreditava, isto sem em momento algum pensar em me tornar um ateu.

Nos próximos artigos pretendo tratar de algumas destas coisas, como por exemplo: "quem será salvo", "dízimo", "como será o céu", etc. Para começar vou mostrar o que penso sobre a palavra de Deus, pois é baseado neste conceito que tudo o mais que se pensa ser cristianismo é fundamentado. Perceba que vez ou outra vou traduzir algumas palavras que talvez você pense que saiba o significa. Minhas traduções geralmente serão tiradas do "documento primário" em suas "línguas originais". Este documento primário é a Bíblia e as línguas originais são grego, hebraico e aramaico.

A cenas dos filmes aqui mostradas são apenas ilustrações. Assim como o Senhor Jesus usava parábolas (histórias inventadas) para mostrar um ponto de vista.


Conformar

"E como filhos submissos, não deixem que sua mente se adapte à cegueira proposital que vocês tinham antes, em seus desejos íntimos,  pelo que é proibido."  I Pedro 1:14


E obviamente vou mostrar alguns parágrafos sobre o que alguns cristãos dizem sobre o assunto. E o primeiro deles é o termo: "A palavra de Deus". Vejamos então o que é e o que não é "a palavra de Deus!".

Bíblia: A palavra de Deus
Apesar de ser o livro mais lido e conhecido do mundo, muitas pessoas tem dúvidas sobre a Bíblia. Ela de fato é a palavra de Deus? Conheça um pouco deste livro que poderá mudar a sua vida.http://www.evangelizacao.blog.br/biblia-a-palavra-de-deus.aspx

Para a maioria absoluta dos cristãos A Bíblia é a palavra de Deus. Estudos e mais estudos são feitos para comprovar a veracidade da mesma. O texto principal usado para comprovar esta afirmação está no livro de Hebreus:

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Vejam agora o real significado do que está escrito ali, levando em consideração que pelo menos um verbo foi traduzido como substantivo:

Pois a palavra de Deus vive e é eficaz, e penetra mais fundo que uma espada de dois gumes (que corta dos dois lados) e penetra até dividir a vida da consciência, e as articulações da medula, e é capaz de julgar os sentimentos e os pensamentos do coração. . Hebreus 4:12



Como você pode notar o texto diz que a palavra de Deus vive. Não é uma abstração para você acomodar sua crença. A palavra de Deus é um ser vivo. Quando você força a barra para transformar a palavra de Deus em algo inanimado como uma coleção de escritos chamado Bíblia, terá necesaáriamente que acreditar que ela toma decisões sobre sua vida. E é ai que está o perigo, pois a Bíblia é cheia de decisões más e que foram levadas adiante pelo próprio Deus, a qual depois se tornaram desastre total. Veja dois exemplos bem claros:

Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o Javé a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do Javé. 1 Samuel 15:1

Assim diz o Senhor: Eis que levantarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.  2 Samuel 12:11,12

Você pode ter consequências desastrosas quando viver sua vida acreditando que a Bíblia é a palavra de Deus. O que está escrito nela são todos os muitos erros e poucos acertos do povo que Deus escolheu para si, em sua jornada por este mundo. Erros estes que acontecem até o dia de hoje. No caso de Saul, ele foi o primeiro e pior rei de Israel e, no caso de Davi, Deus permitiu que o próprio filho dele fizesse sexo com suas esposas em frente ao palácio e o perseguisse até à morte.

No entanto a palavra de Deus é algo muito mais importante que um livro e tem todo o poder para guiá-lo, mesmo quando você não tiver uma Bíblia como manual de instruções por perto. Em absolutamente todas as vezes que a Bíblia cita a palavra de Deus, é mostrado que é em relação à fala:




Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. 1 Pedro 1:23




Você não nasceu de um livro. Nem no sentido físico nem no sentido figurado. Tanto que existem pessoas que leem a Bíblia a vida toda apenas para provar que Deus não existe.
Pensando então que você já consegue perceber que a palavra de Deus é um ser vivo e não um livro. Quem poderia ser este ser vivo? Quando duas pessoas estão fazendo um acordo e um deles não acredita muito no que o outro diz, geralmente fala o seguinte:

- Dê a sua palavra!




Se você pensar nesta expressão, ela é algo completamente sem sentido, pois ninguém vai tirar a palavra da boca e entregar a outra pessoa. O que está implícito quando isto é falado é:

- Você garante com sua própria vida, que irá honrar o que disse?



Quem diz: "eu lhe dou minha palavra", está usando sua própria vida como garantia de um negócio ou de que está falando a verdade e é algo sério. Enquanto quando a Bíblia menciona a palavra de Deus, é o próprio Deus que está sendo mencionado.



"A causa primeira era a palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus".

A palavra de Deus foi quem deu origem a todo o mundo visível e invisível. Era o próprio Deus e não um livro escrito muitos anos depois. Por um breve momento a palavra de Deus viveu entre os homens e afirmou que voltaria e estaria em cada um dos seus filhos:


E a palavra tornou-se carne (um corpo humano) e habitou provisoriamente entre nós (como em uma tenda).







Jesus Cristo é a palavra de Deus. Reduzi-lo ao que está em um livro, que já foi mais falsificado do que uma nota de 3 dólares, é menosprezar tudo o que Deus já fez por você. Inclusive nas vezes em que você não tinha uma Bíblia por perto.






Comentários

Qual seu grande projeto?

Qual seu grande projeto?

Postagens mais visitadas