BITCOIN - O OURO DA INTERNET

O primeiro Bitcoin cunhado em ouro é legítimo e foi fabricado na China.

Moeda é qualquer bem econômico empregado indefinidamente como meio de troca. - Fernando Ulrich

Hoje estive em um supermercado e troquei 90 pontos por um pacote de Bis. 90 pontos do que? De absolutamente nada. Simplesmente aquele supermercado lançou uma promoção na qual a cada compra em que o cliente fornecer o CPF, vai juntando pontos em um computador enorme, especifico para esta promoção. Além desta troca participei também de duas promoções concorrendo a R$ 700,00 em compras, cada uma das promoções. Para participar delas eu tinha de ter uma certa quantidade de pontos. 



A qual situação você acha que a expressão "o ouro da internet" se aplica melhor: esta ou a da judoca Rafaela Silva que ganhou a medalha de ouro no judô na Olimpíada do Rio de Janeiro? A resposta é bem simples se você imaginar que a atleta, oficial da Marinha do Brasil, não trocaria a medalha dela por um pacote de Bis, ou por qualquer outra coisa neste mundo.



O sonho de todo pirara dos filmes é encontrar um galeão (navio) cheio de moedas de ouro. Não porque ele queira fundi-las e transformá-las em medalhas. É antes para usá-las como um meio de trocar por bens com garrafas de runs e outras coisas que piratas apreciam. 



Pensando assim, os seguintes bens já foram de algum modo, o ouro de seu tempo: prata, sementes de cacau e sal (de onde vem a palavra salário). Sendo que o que ficou no imaginário de todo mundo como o mais valioso objeto de troca foi o ouro. Eu, por exemplo, não consigo imaginar alguém entrando em um ônibus, pegando um saleiro e despejando na mão do cobrador para pagar a passagem. 


O título deste artigo tem então tudo a ver com a promoção do supermercado em "juntar pontos" em um computador e com o fato de aqueles pontos servirem para trocar por ouro. Foi isto que aconteceu no dia 1º de Novembro de 2009, quando Satoshi Nakamoto, lançou um App, chamado Bitcoin v0.1.2. 


Um programa de computador para o lançamento de uma Moeda Binaria (010101010101) para ser usada como meio de troca por bens e serviços. De lá para cá muita coisa mudou. Pensar que alguém possa querer trocar impulsos elétricos em um computador, que é o que sobra no fins das contas dos pacotes chamados Bitcoins, por algo como um mísero pacote de Bis é algo inimaginável. Entretanto hoje eu troquei impulsos elétricos por um pacote do mesmo Bis. 


O que tem de comum e de diferente entre o Bitcoin e aquela promoção do supermercado no qual estive hoje? Em comum existe que aqueles impulsos elétricos, convertidos em pontos, podem ser trocados por bens. De diferente tem que os impulsos elétricos que eu usei hoje pertencem a uma firma privada e que só servem como moeda de troca naquele estabelecimento. Estão programados para funcionar apenas naquela firma e em mais nenhuma outra. 

Já os bitcoins estão distribuídos por todo o mundo e o programa não pertence a ninguém em particular. Com ele você pode comprar desenho original do Homem Aranha, autografado por seu autor: Stan Lee. Só lembrando que o mestre Stan Lee é escritor e não desenhista.




E por que raios alguém iria aceitar um arquivo que só existe em um computador por algo real? Pelo mesmo motivo que quando aquele supermercado lançou aquela promoção eu confiei nela e forneci meu CPF várias vezes, mesmo sabendo que aquilo só serviria para o estabelecimento monitorar o tipo de compra que eu faço.




No caso do Bitcoin alguém um dia confiou e comprou uma pizza, recebendo por ela a quantia de 10.000 (dez mil) bitcoins. Imagine que aquele sujeito esqueceu seus lindos Bitcoins, porque eles não valiam nada, em um computador empoeirado numa garagem qualquer. Pense que hoje, lendo sobre este assunto ele procure e ache aquele computador e consiga recuperar seus Bits. O que ele poderá ter em mãos? Mais de dois milhões de dólares. Isto mesmo. Já existem pessoas que comercializam com Bitcoin, inclusive a Dell, que tornou-se esta semana a maior empresa de tecnologia do mundo. Com os Bitcoins que ele recebeu por uma pizza ele pode encomendar um super hiper mega blaster computador da Dell. E ainda vai sobrar bitcoins.

Talvez seja hora de você prestar um pouco mais de atenção em Bitcoins.

Comentários

VOLTE SEMPRE

VOLTE SEMPRE

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA A VITOR RODRIGUES FERRULIA

BITCOIN (MOEDA DIGITAL) - FAZENDO AS PERGUNTAS CORRETAS

CIDADE DE CHICAGO USARÁ A BLOCKCHAIN PARA REGISTRO DE IMÓVEIS