DEPARTAMENTO DE DEFESA AMERICANO ADERE À BLOCKCHAIN



Se você é do tipo libertário fanático, que acha que tudo do governo é uma aberração satânica, talvez seja hora de rever seus conceitos. No caso da Blockchain (Corrente de Blocos), responsáveis por moedas virtuais e coisas chamadas de contratos inteligentes, o Departamento de Defesa americano pode ser a força que trará a tecnologia Bitcoin para o mundo real.
 Bitcoin é a invenção mais importante da história do mundo, desde a Internet. - Roger Ver
Vamos por partes como diria o açougueiro. O que é bitcoin? O que Blockchain? O que é DARPA? E como eles estão relacionados.

DARPA é uma sigla para: Defense Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas de Defesa. Entre outras coisa, a agência do governo americano é a responsável pela criação da internet. Então sem a DARPA não haveria internet, sem internet não haveria blockchain, sem blockchain não haveria bictoin.

Robôs com inteligência artificial produzidos pela DARPA.


Partindo do ponto que você não leu os outros artigos sobre bitcoin em meu blog, vamos aos fatos: blockchain é uma carteira de registros autônomos e descentralizados. Cada informação inscrita nesta carteira é copiada em todos os computadores no mundo que têm o mesmo programa. Suponto então que este artigo seja um dado a ser inserido na blockchain. Ele então teria um selo dizendo quem, como, onde a que horas, minutos e segundos postou o artigo. Após isto ser feito, o artigo selado seria distribuído em todo o mundo. Sendo assim seria quase impossível alguém aparecer com uma cópia do mesmo artigo e dizendo que ele é o verdadeiro autor do que está escrito. Vale o que está registrado.

Timestamp (Selo do Tempo) - termo usado em computação para marcar o momento exato em que um evento ocorreu.


E o produto principal da Blockchain, e o motivo pelo qual ela foi inventada por Satoshi Nakamoto, chama-se Bitcoin, uma moeda virtual que atualmente vale R$2000.64 (dois mil reais e sessenta e quatro centavos).
Não existe uma prova real de quem é Satoshi Nakamoto, o inventor do Bitcoin e da Blockchain. A Blockchain foi inventada por causa do Bitcoin e não o contrário.
Voltando então à DARPA, a agência de pesquisas do governo americano contratou uma firma de computação chamada Galois. O valor do contrato é de US$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil dolares). O trabalho que a empresa tem a fazer é uma auditoria em uma espécie de blockchain de uma firma chamada Guardtime. O objetivo da tecnologia é assegurar que os dados do sistema de defesa, incluindo segredos militares, esteja à prova de hacker. Ou seja, qualquer tentativa de invadir o sistema seria registrado o momento exato, o local e as mudanças inseridas.

Quando alguém falar para você que Blockchain e Bitcoin são coisas de nerds ociosos, é melhor prestar um pouco mais de atenção no que está acontecendo pelo mundo. Pois você pode ser o último a concluir que tal tecnologia não é bricadeira de criança.

Comentários

VOLTE SEMPRE

VOLTE SEMPRE

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA A VITOR RODRIGUES FERRULIA

BITCOIN (MOEDA DIGITAL) - FAZENDO AS PERGUNTAS CORRETAS

CIDADE DE CHICAGO USARÁ A BLOCKCHAIN PARA REGISTRO DE IMÓVEIS