SHOW DO TRUMAN - UM RETRATO FIEL DO COMUNISMO



O filme Show Do Truman é conhecido como o primeiro filme sério de Jim Carrey. Quando recebeu o Globo de Ouro por sua atuação ele disse: "Obrigado Peter Weir, por ver em mim algo mais do que rostos engraçados". O filme levou 3 anos para ser feito e neste meio tempo ele filmou O Mentiroso pelo qual recebeu 20 milhões de dólares. Então é compreensível ele abdicar de um salário tão alto e receber míseros 12 milhões por um filme inesquecível.

Show de Truman conta a história de Truman Burbanck, um sujeito que leva uma vida pacata, em uma cidade pacata, até o dia em que descobre que sua vida toda é uma ilusão. Um show de TV, filmado desde do dia de seu nascimento. Interessante que os personagens do filmes têm seus nomes copiados de atores de cinema: Meryl, Marlon, Lauren, Kirk, Angela.




Nos idos de 1998, quando foi feito, não havia tantas câmeras e tantos lugares pelo mundo. O filme é então uma profecia sobre a futilidade da vida moderna, na qual todos estão o tempo todo representando um papel qualquer diante dos holofotes. Em um artigo do jornal The New York times, psicólogos britânicos afirmaram que várias pessoas estavam passando pela Síndrome de Truman, acreditando que suas vidas eram na verdade um Show de TV. 



Every Brath You Take - The Police Esta música mostra em detalhes do totalitarianismo do mundo moderno.


Entretanto o ponto que eu gostaria de tocar, ao escrever sobre este filme, é que ele é uma parabola sobre o comunismo em que vivemos em cada parte do planeta terra.

Alocar
Por Dicionário inFormal em 2007-10-02
1. Destinar algo a um fim específico, utilizar; 2. colocar no lugar certo;
Do Latim "allocare", que vem da aglutinação de "ad" + "locare".

Quando comecei a assistir e ler sobre totalitarianismo, uma palavra era sempre repetida: "alocar". Apesar de não ser um libertário, as idéias do canal do Youtube Ideias Radicais, define claramente o real significa do comunismo, socialismo, ou seja lá o nome que você queira dar. Eu prefiro comunismo por ele retratar exatamente o que é mostrado neste filme: o planejamento da vida de seres humanos. em resumo o homem passa a ser um escravo seja do Estados, das instituições, das empresas, ou seja lá de quem mais quiser dominar seu destino.

Um termo que tem sido utilizado muito para combater este tipo de projeto de poder é "socialista de I-Phone". O termo mostra uma possível contradição entre o conforto que a pessoa tem e o dogma que ela vive. Vendo o personagem Truman Burbanck, você pode perceber que uma pessoa pode ter conforto material e mesmo assim não ter um mínimo de liberdade.

A história de Truman mostra a nada sutil diferença entre o comunismo e a noção de Deus. Em uma cena Sylvia, uma ex participante do Show e que é apaixonada por Truman, liga para Christofer, o diretor do mesmo. É dito que ele está recebendo um telefonema de Haia. Isto é uma referencia à cidade holandesa na qual são julgadas pessoas acusadas de crimes de guerra e de serem ditadores. E desta cidade que Rui Barbosa teve a alcunha de Águia de Haia, ou um dos 7 sábios que negociaram a paz durante uma série de conferência no início do Século XX.

Em outra cena, já no final do filme, Truman foge em um barco no qual está impresso o número 139. Tal número é uma referência ao Salmo 139 que entre outras coisas diz:

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
Salmos 139:1-5

Um dos prédios que Truman encontra tem o nome de Omnicom. É uma referencia às características de Deus, que está em todos os lugares, tem todos os poderes, sabe todas as coisas. Algo que, assim como Cristofer, o todo poderoso Estado Comunista quer ter. Sem obviamente ter toda a bondade e auto sacrifício de Deus. 


Comentários

Qual seu grande projeto?

Qual seu grande projeto?

Postagens mais visitadas