FELIZ ANIVERSÁRIO #BITCOIN


Neste dia, em algum lugar do planeta terra um serhumaninho está tão orgulhoso de sua obra quanto Michelangelo, quando disse para a estátua de Moisés que tinha acabado de esculpir: "fala". Seu nome verdadeiro ninguém tem absoluta certeza, embora alguns afirmem que seja Nick Szabo.

Moisés, estatua de Michelangelo retratando o autor do livro de Genesis.


O que é importante é que no dia 03 de Janeiro de 2009, alguém usou o pseudônimo Satoshi Nakamoto para lançar o bloco Gênesis da maior invenção da história da humanidade: o Bitcoin. Assim como no filme Exterminador do Futuro, Genesis aqui é a palavra hebráica para primeiro, ou início.

A palavra hebraica Genesis, significa: primeiro ou início. Ela é a primeira palavra e o nome do primeiro livro da Torah (livro sagrado dos Judeus) e também da Bíblia Sagrada Cristã. A Torah está contida na Bíblia. O primeiro texto de ambas é: "Primeiro Deus criou os céus e a terra". No caso do Bitcoin, Genesis é o primeiro bloco criado com os primeiros bitcoins.




Vejamos então qual a ideia que Satoshi Nakamoto teve no início:

No inicio, com o Bitcoin lançou o maior livro contábil do mundo. Através da Blockchain, que é o mecanismo usado para a criação e usabilidade do Bitcoin é o maior registro de transações que já existiu. Nela estão registradas todas as transações que já foram feitas usando o Bitcoin, em qualquer parte do mundo. 



Cada vez que um bitcoin em Anta Gorda, RS é enviado para Rancho Cucamonga na Califórnia, este envio é registrado em absolutamente todos os computadores do mundo que fazem parte da rede Bitcoin. Só comparando, o Google, maior buscador da internet do mundo representa 1% do poder computacional usado pela rede Bitcoin. 

Anta Gorda é um município do Rio Grande do Sul. Não confundir com a Anta Gorda que mora no Rio Grande do Sul e que ocupou a presidência do Brasil


Rancho Cucamonga é um município do estado da Califórnia. O Patolino é uma celebridade na cidade por causa deste desenho no qual ele diz: Trem saindo na estação 5 para Cucamonga.


Naquele dia foi criada também a maior rede de pagamentos, sem intermediários do mundo. Pense que aquele Bitcoin enviado de Anta Gorda foi usado novamente por alguém, em Rancho Cucamonga para pagar um minerador de Bitcoin comprado da China. No instante em que foi feito o negócio aquele bitcoin que tinha saído há 10 minutos do Rio Grande do Sul chega à China, sem ter passado por um banco ou uma casa de câmbios. 

Mesmo este computador IMB, do qual eu usei 20 anos atrás é capaz de enviar bitcoins, se tiver conectado à internet.

Isto usando o computador mais atrasado que você possa ter, desde que ele tenha acesso à internet. E os 10 minutos é apenas o tempo que você deve esperar para que a transação seja confirmada 10 vezes. A chegada dele à china é feita em questão de segundos.

A China é o país do mundo com o maior numero de mineradores de Bitcoins. Os mineradores são aqueles computadores usados para aprovar as transações em Bitcoins e com isto são recompensados com os novos bitcoins que são criados.


E advinha quem é o dono da Rede Bitcoin e quanto você precisa pagar a ele para usar seus sistema? Absolutamente ninguém. Satoshi Nakamoto registrou sua moeda digital como um código aberto, abdicando assim de qualquer direito de patente sobre ele. Mas não fique com pena dele. Certamente, neste instante em que o Bitcoin chega ao valor de R$ 3.355.31 Satoshi Nakamoto é certamente o homem mais rico do mundo. Você não acha que quem teve a genialidade de inventar algo assim, não foi sábio para guardar os seus próprios Bitcoin.

Comentários

VOLTE SEMPRE

VOLTE SEMPRE

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA A VITOR RODRIGUES FERRULIA

BITCOIN (MOEDA DIGITAL) - FAZENDO AS PERGUNTAS CORRETAS

CIDADE DE CHICAGO USARÁ A BLOCKCHAIN PARA REGISTRO DE IMÓVEIS