SCORSESE ZOMBA EM SILÊNCIO DO CRISTIANISMO E ATÉ DO BUDISMO


Se eu fosse um budista, ao terminar de assistir ao filme Silêncio, de Martin Scorsese, iria sentir que ele pensa que sou algum tipo de animal bruto, sem consciência e incapaz de ter compaixão por outro ser humano.

Acredito sim que muitos cristãos foram torturados enquanto pregavam o evangelho, e mesmo a Bíblia fala que muitos apostatarão da fé. O grande problema deste filme é que ele não tem fé alguma. Não existe cristianismo ou mesmo budismo mostrado nele, apenas uma sucessão de sadismo satânico. 



Ao contrário de Hacksaw Ridge do diretor católico Mel Gibson, não há neste filme sequer uma única linha contando o que significam aquelas imagens e muito menos um texto da Bíblia. Como exemplo do que estou dizendo: Hacksaw Ridge, também com o brilhante Andrew Garfield, conta a história de alguém que é adventista do sétimo dia e por motivos de consciência religiosa quer ir para a guerra sem pegar em armas. O filme logo de cara começa com um texto de Isaías e o personagem explica seus motivos religiosos. Não concordo com nenhum deles, mas entendo seus motivos e o admiro por isto.



Este silêncio é só um prolongado exercício de busca de alguém por um outro alguém. E de como ele foi torturado de todas as maneiras possíveis e imagináveis para negar uma fé rasa e sem motivos.

O filme é chato, lento, monótono e em dado momento o expectador é levado a torcer para que ele renegue logo uma fé que não é sequer explicada. O cristo dele não morreu por nossos pecados, não ressuscitou ao terceiro dia e resume-se a alguns amuletos em forma de cruz. 

É o tipo de cristianismo imaginado pelos ateus e por todos aqueles que tem desprezo grande pelo senhor Jesus. E no fim ele dedica o filme aos pregadores e cristãos do Japão. A impressão que dá é que, se houve mesmo algum cristianismo no Japão daquele tempo, foi apenas um amontoado de baboseiras perfeitamente trocado por uma vida material confortável.

Enfim é um filme feito por alguém que tem profundo desdem por qualquer coisa que se chame de cristianismo.

Comentários

Postagens mais visitadas