#BITCOIN E HARD FORK - ENTENDA PARA NÃO SE PREOCUPAR!



Quando o Bitcoin foi criado, havia obviamente apenas seu criador testando sua nova invenção. A partir dai, Satoshi Nakamoto colocou sua invenção em um forúm de nerds como código aberto. 


Por código aberto entenda um software que qualquer pessoa pode mexer em seu código central e modificar completamente o que já tinha sido feito.



Imagine por exemplo o Microsoft Word. Você acha ele bonitinho e prático, só quem quando você o usa gostaria que tivesse uma ferramenta que facilitasse uma necessidade particular sua. Por mais que você goste do software Microsoft Word, somente quem trabalha na empresa do Bill Gates tem acesso ao código de como ele é feito e tem a capacidade de mudar qualquer aspecto dele.



Agora se você entender de programação e usar o software Open Live Writer, você terá a capacidade de entrar no código fonte do programa e colocar aquela ferramenta que facilite o seu trabalho. Tal mudança no entanto só funcionará no computador no qual você programou. Pelo menos até que alguém faça uma copia do programa com a mudança que você fez.


Em relação ao Bitcoin, ele é um software de código aberto. Se você abrir o código fonte dele, pode mudar absolutamente tudo nele, pode até apagar o seu programa por completo. Só que qualquer mudança que você fizer, só terá efeito nos outros usuários se houver uma votação no qual a maioria, ou quase todos os que mantem o programa completo funcionando, concorde com ele. Esta é exatamente a segurança do Bitcoin. Existe muita gente enriquecendo com ele e que não iria de modo algum permitir que o programa fosse para o espaço, ou para a lixeira do seu sistema operacional.



Pense, por exemplo, que você tem apenas uma mísera carteira Bitcoin, uma conta na qual você guarda seus Bitcoins e negocia com eles. Pense mais ainda: e se por acaso todos os programadores que têm um software completo do Bitcoin instalado, colocarem uma nova função, sem a qual nenhuma outra conta que não a tenha, conseguirá movimentar qualquer Bitcoin.



Ai você pensa: perdi todos os meus Bitcoins simplesmente porque alguém teve a brilhante ideia de fazer um upgrade, ou melhoramento no programa. Isto chama-se Hard Fork. Geralmente este tipo de medida é feito para preservar a segurança do Bitcoin contra ataques de hackers, de espionagem dos governos ou mesmo de vírus. Usando novamente o Word como exemplo, se você tentar abrir um documento feito no Word 2026 como salvando.docx em um software Word 6, cuja terminação é salvando.doc é quase certo que ele não irá abrir ou abrirá com defeito.


O que acontece com seus bitcoins quando existe um consenso e através de um Hard Fork a versão anterior deixa de ter efeito? Eles são copiados na nova versão, desde o primeiro bitcoin criado por Satoshi Nakamoto. Na prática, se alguém ainda tiver a versão do programa, o seu bitcoin estará nas duas versões. Só que o da versão antiga não será mais reconhecido como um bitcoin. Apenas o da versão nova.


Abaixo a síntese de tudo o que eu escrevi, nas palavras de Andreas Antonopoulous, um dos maiores experts em Bitcoin no mundo.



É necessário repetir...

Usuários: se você tiver bitoin e houver um Hard Fork, você terá seu bitcoin em ambos os forks. Você não precisa fazer nada.



Comentários

VOLTE SEMPRE

VOLTE SEMPRE

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA A VITOR RODRIGUES FERRULIA

BITCOIN (MOEDA DIGITAL) - FAZENDO AS PERGUNTAS CORRETAS

CIDADE DE CHICAGO USARÁ A BLOCKCHAIN PARA REGISTRO DE IMÓVEIS