#BITCOIN, OURO E O FUTURO DO DINHEIRO!


Pela primeira vez na história o valor do Bitcoin é maior que uma onça de ouro. Uma onça equivale a 31 gramas do metal que durante muitos anos e em vários locais do mundo foi usado como dinheiro. Agora com um bitcoin você pode comprar mais coisas do que com uma onça de ouro. 

Embora você creia que tenha muito dinheiro nas contas inativas do FGTS, a única coisa que realmente provou merecer o nome de dinheiro nos últimos cinco mil anos foram o ouro e a prata. Aquilo que você recebe como salário e gasta para conseguir ter uma vida decente é uma moeda e não dinheiro. 

Veja a diferença entre eles: Moeda é só um papel colorido fabricado para você perder poder de compra com o tempo. É um dos principais motivos de você não morar em um país rico. O dinheiro que você usa é constantemente adulterado, pela fabricação de mais papeis coloridos. Só dando um exemplo: ao tentar comprar leite ontem, vi duas embalagens de uma mesma marca. Uma delas de um litro e outra de um litro e meio. Ao fazer as contas vi que na de um litro e meio, o produto fica bem mais caro. É o mesmo produto, embalado pela mesma empresa, mas a artimanha deles faz com que o produto aumentasse o valor.

Do mesmo modo as moedas de real, ou dolar que você tem. O dolar é fabricado por uma gang mundial de banqueiros chamada Federal Reserve System, e o real tem seu valor baseado na quantidade de dólares que o governo brasileiro possui ou a quantidade de reais que ele imprime. Ao contrário destes papeis coloridos, não tem como você fazer uma onça de ouro pesar mais do que o peso original.

O que seria dinheiro então? 

Para ser considerado dinheiro, o produto tem de ser um meio de troca. Se você estiver nos Estados Unidos e entrar em uma lanchonete da rede Subway, você pode trocar uma quantidade de bitcoins por um sanduiche. Mesmo que você tenha comprado seus bitcoins no Brasil ou mesmo no Afeganistão. Se você tentar fazer a mesma coisa com reais brasileiros, o atendente irá olhar para você e chamar a polícia. 



Dinheiro tem que ter também uma unidade de contagem. A menor medida do Bitcoin é um Satoshi e uma unidade é chamada de um bitcoin. Ontem uma amiga minha ficou furiosa porque no supermercado não lhe deram seu troco de dois centavos. Não existe nenhuma unidade no Bitcoin que não possa ser passada adiante ou que não possa ser encontrada no mercado.



Dinheiro tem de ser portável, ou seja, você tem de ser capaz de carregá-lo consigo. Lembro de uma história de uns 30 anos atrás. Um morador de um sítio foi a uma loja em uma cidade e quis comprar vários moveis. Depois que foi atendido o vendedor que saber como ele iria pagar. Ele então disse que era em dinheiro mesmo. Abriu o saco e despejou várias notas em cima da mesa. O Bitcoin você pode levar para qualquer lugar em um celular, em um aparelho especial só com eles, ou mesmo escrito em um papel. Você não tem necessidade alguma em enviar um saco de bitcoins do Brasil para a Crimeia. 


Esta música de Beth Carvalho explica com clareza o que seja inflação. Quando o governo fabrica tantos papeis coloridos que ele deixa de ter valor. O Brasil já teve pelo menos 2 moedas diferentes depois que esta música foi gravada.


Dinheiro tem de ser durável. O bitcoin que eu ganhei quando ele valia R$ 0,20 centavos ainda existe e sempre existirá e vale neste instante R$ 3.995,45. Só que nem eu nem mais ninguém nunca vai conseguir negociar com ele por eu não saber a senha do mesmo. O único modo de um bitcoin deixar de existir é se todos os computadores do mundo, no qual existe uma programa bitcoin, sejam destruídos ao mesmo tempo. 


Para ser considerado dinheiro é necessário ser divisível. Um bitcoin pode ser dividido em milésimos de bitcoin mBTC e ainda em Satoshis. Para ser considerado dinheiro é necessário ter algo chamado fungibilidade. Isto significa que qualquer unidade do Bitcoin tem o mesmo valor. Se você comprar um bitoin em Anta Gorda no Rio Grande do Sul e viajar para a cidade mineira de Braço do Trombudo, o valor do Bitcoin lá será exatamente o mesmo. Você pode inclusive trocar o Bitcoins por papeis coloridos chamado real no mesmo lugar onde comprou, mesmo estando em outro estado. 



Além disto tudo o dinheiro necessita ter uma reserva de valor. Se o seu objetivo for fazer uma poupança, você pode estocar ouro em sua casa e se arriscar a ser assaltado. Já com Bitcoin você pode guardá-lo em seu computador pessoal, em seu celular, em uma carteira eletrônica ou mesmo em um mísero número escrito em um papel. Tenho pesquisado um pouco sobre outras moedas criptográficas. Entretanto até agora nenhuma deles se revelou tendo o mesmo potencial do Bitcoin em tornar-se o dinheiro do futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas