LOGAN, O MELHOR FILME DE SUPER HEROI QUE JÁ FOI FEITO



Quando digo melhor filme de super herói, estou dizendo que é melhor do que Super Homem (1078), Homem Aranha (2002) ou mesmo que a prestigiosa trilogia Batman de Christopher Nolan. 

Ao terminar de assistir, lembrei de três coisas: o livro A Jornada do Herói, de Joseph Campbel, e da expressão "terror e piedade" citada nesta palestra sobre literatura, de Yuri Vieira e uma frase do jornalista e filósofo Olavo de Carvalho: "toda obra literária, para ser considerada grandiosa, deve conter a vida, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.


Logan é tudo isto. Ele tem a fuga do herói que não quer saber de suas responsabilidade. Tem o mentor que lhe traz suas responsabilidades à mente. Tem o vilão da pior espécie possível e tem o terror de ver crianças sendo perseguidas e tem o sacrifício do heróis ao melhor estilo: o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. 

Wolverine é aquele herói que diz: afasta de mim este cálice e também o herói que diz: eis aqui estou para fazer a tua vontade, oh Deus. Somente um ateu da pior espécie para não entender o simbolismo altamente cristão neste filme, principalmente na cena em que a garota tira a cruz do túmulo dele e a coloca tombada. A cruz não vence no final. Esta é a mensagem. Até o Eden é mostrado como o refúgio final após a batalha.

E o melhor de tudo, o filme não tem nada do pacifismo bocó mostrado por exemplo na cena em que Clark Kent deixa seu pai ser morto em Homem de Aço de Zack Snyder ou mesmo dos último capítulos da série Flash, que até a segunda temporada era minha predileta, mas que tem deixado Barry Allen um maricas chorão.

Logan é violento, assim como violenta é a vida. Entre ver seus protegidos morrerem e enfiar suas garras de adamantium no cranio dos vilões, Wolverine não exita em estirar corpos ao chão, e não chora por eles uma única lágrima de comoção ou arrependimento. Isto é o que está faltando nos homens de hoje em dia: escolher o lado certo na guerra e lutar por ele com todas as armas que tiver.

Comentários

Qual seu grande projeto?

Qual seu grande projeto?

Postagens mais visitadas