LUMEN, #BITCOIN, JONAS E BALEIA

E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.Jonas 2:2,3


Tenho ouvido nos últimos dias algumas palestras do economista belga Tuur Demeester. Apesar de suas palestras serem sobre Bitcoin, ele mostra através da história o modo como as pessoas lidaram com questões como dinheiro.

Esta não é uma matéria sobre Bitcoin, e principalmente não é uma matéria religiosa. Apenas achei interessante algo que ele mencionou em uma destas palestras, e fiz algumas pesquisas para confirmar o que ele diz.

Falando sobre a substituição das velas feitas com óleo de baleia, ele diz que a palavra Lumen é uma definição para a luminosidade feita pela luz de uma vela feita do óleo da baleia Cachalote, cujo nome em inglês é Sperm Whale (Baleia Esperma).



As lâmpadas de led atuais são medidas em Lumens e não em Whatt como as lâmpadas incandescentes.

O nome da baleia, em inglês, vem do fato de que, em sua cabeça, ela tem uma cavidade com um liquido leitoso parecido com esperma. O líquido nada tem a ver com a reprodução do animal. E é deste liquido oleoso que eram feitas as velas e outras utilidades do fim do século XIX e início do século XX.

"Era como nascer de novo e de novo e de novo, toda a noite." - Tom Holland (Peter Parter/Homem Aranha), sobre a cena na qual ele tem de ficar dentro de uma baleia em No Coração Do Mar 


No livro de Jonas, na Bíblia, o profeta é citado como tendo passado 3 dias e 3 noites no ventre de um grande peixe. Os ateus modernos usam a palavra peixe, para provar que é impossível alguém passar este período de tempo dentro de um peixe. Nem se dão ao luxo de imaginar que 2 a 3 mil anos atrás, as pessoas poderiam não saber que o maior mamífero existente não fosse um peixe. Afinal de contas ele tem a forma e o habitat de outros peixes.

O período vivido pelo profeta é ao mesmo tempo uma experiência pessoal e uma profecia sobre os 3 dias e 3 noites, durante os quais o Senhor Jesus passou no ventre da terra. 


Graças à sua amizade com o ator australiano Chris Hemsworth, com o qual contracenou em No Coração do Mar, o ator inglês Tom Holland conseguiu o papel de Peter Parker / Homem Aranha.



No filme No Coração do Mar, que conta a história verdadeira da caçada da baleia Moby Dick, o personagem de Tom Holland, o novo Homem Aranha, é introduzido neste compartimento da baleia, um animal que pode chegar a ter 15 metros de cumprimento. Sabendo que o filme conta uma história real documentada, e que portanto o rapaz foi mesmo colocado dentro do corpo de uma baleia, é razoável se supor que o Profeta Jonas tivesse realmente passado 3 dias e 3 noites no ventre da Baleia Cachalote.


Comentários

VOLTE SEMPRE

VOLTE SEMPRE

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA A VITOR RODRIGUES FERRULIA

BITCOIN (MOEDA DIGITAL) - FAZENDO AS PERGUNTAS CORRETAS

CIDADE DE CHICAGO USARÁ A BLOCKCHAIN PARA REGISTRO DE IMÓVEIS