PASCOA - O PREÇO DE UM RESGATE



O qual é o penhor (garantia de pagamento) da nossa herança, para redenção (resgate) da possessão adquirida, para o elogio da sua grandeza. Efésios 1:14

Então hoje é domingo de ramos e o Facebook está recheado de mensagens de auto ajuda para cristãos. Teremos uma semana para comemorar a páscoa e ouvi de alguém que quer um ovo de páscoa em forma de pênis. Fico confuso com o modo como os cristãos de hoje em dia são cristãos e tento pensar o que eu mesmo creio sobre o assunto cristianismo.


Vejo o mundo do Bitcoin no Twitter e Youtube e não vejo nada que mereça minha atenção. Então resolvo escrever um pouco sobre Jesus, páscoa e semana santa. Em alguns momentos é possível que você pense que estou falando de Bitcoin ou outras moedas virtuais. Não tenho culpa se tudo o que creio tem dinheiro no meio.

Vamos então separar páscoa de páscoa. O acontecimento comemorado pelo mundo com ovos de chocolate é um festival puramente agrícola. Ele comemora as estações do ano e foi inventado pelos Vikigs loiros e de olhos azuis. Ele não tem nenhum significado para Jesus Cristo ou qualquer um dos seus verdadeiros seguidores.

"Terra tombada, solo sagrado, chão quente. Esperando que a semente venha lhe cobrir de flor. Também minh´alma, ansiosa espera confiante que em meu peito você plante a semente do amor." - Terra Tombada - Chitãozinho e Xororó


Tudo começou quando Deus disse a seguinte frase a Adão: "maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida." Gênesis 3:17 Toda a história humana se resume em Deus mostrar que um dia iria anular esta maldição. Para anular a mesma é necessário retirar a carne podre do meio da humanidade. Foi assim que aconteceu o dilúvio, a separação do povo judeu, até que este chegou à escravidão no Egito.



Se você ler a história de como os judeus foram parar ali, verá que tudo está relacionado a dinheiro. José, filho de Jacó que se torna governador do Egito, compra toda as as propriedades particulares em nome do Rei do Egito. Creio que aquele tempo no Egito foi o primeiro exemplo do que seria o coletivismo moderno: 

"Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado." - Benito Mussolini

No meio de tudo aquilo, Deus fala sobre redenção do povo, salvação, preço, ano sabático, etc. etc.

Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção. Salmos 130:7

Palavras como redenção, hosana e outras, não estão na Bíblia para você entrar em algum transe hipnótico enquanto fala algum mantra. Cada uma delas tem um significado.

My name is Neo. (meu nome é Neo)
Neo = The One (O Único)
Javé =  "the existing One" (O único que Existe)

Jesus = Javé é Salvação


Você está na Matrix e Thomas Anderson (Neo) irá libertá-lo.

Thomas por caso foi o discípulo que, ao ver o Senhor Jesus ressuscitado, ajelhou-se e disse: "Senhor meu, e Deus meu". Ajoelhar-se caso você não saiba, é o significado da palavra "adorar". Literalmente ao adorar o Senhor Jesus, Thomas, ou Tomé em português, beijou o pé dele, assim como um cachorrinho lambe o pé do seu dono. 


A Adoração dos Reis Magos - Giotto


Anderson, é um nome inglês, de origem grega e significa: filho do homem másculo. Por acaso, o senhor Jesus em várias ocasiões foi chamado de filho do homem. 

Então o senhor Jesus é, ao mesmo tempo, o filho do homem, mais precisamente o filho da mulher, e Deus. E ele veio para resgatar alguém que foi sequestrado. Mais precisamente sequestrado pelo demônio, o qual tomou conta de sua mente e de cada aspecto de sua vida. Não é a toa que existem tantas vidas miseráveis neste mundo.


Mantos e Palma (Hosana ao Reino) - Vencedores Por Cristo


E quando ele entrou em Jerusalém, todos os que o saudaram estavam esperando Deus e nada mais. Por isto que é dito no livro de Marcos:

E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele. E muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho.

E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, gritavam em alta voz, dizendo: compadece-te de nós, abençoado que vem em nome do Senhor. Abençoado o reino do nosso pai Davi, que está chegando em nome do Senhor. Salva-nos ó poderoso Deus
Marcos 11:7-10

Palavras bonitas como hosana, não estão na Bíblia para você colocar com nome de sua filha. Ela significa: "salva-nos, poderoso Deus". E é isto que aquelas pessoas estão reconhecendo em Jesus.

Entretanto, este resgate não é para todos. Esta história de que Deus ama o pecador é conversa fiada.




E não recebereis resgate pela vida do homicida que é culpado de morte; pois certamente morrerá. Números 35:31

Dinheiro nenhuma paga o resgate de um pecador. Antes de ser resgatado ele tem de se arrepender. Esta separação entre um Jesus bonzinho e um Deus carrasco não faz o menor sentido.

Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago 5:20

Uma simples sentença, traduzida com palavras usadas 400 anos atrás, tira completamente o significado do texto:

Saiba que aquele que fizer converter (mudar do caminho do erro) um pecador (alguém acorrentado a um tipo de vício, especialmente os coletores de impostos), salvará(resgatará do perigo e da destruição)  uma alma (vida racional e imortal, diferente da vida dos animais), e cobrirá (com o perdão de Deus) uma multidão de pecados (vícios, crimes).

E este é então o sentido da páscoa:




E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 1 Coríntios 11:24,25 

E este é então o sentido da páscoa: um testamento, pago com o sangue de Deus e que me tornou seu herdeiro. Eu não preciso fazer nada para merecê-lo, a não ser tomar posse dele. E por fim o significado do nome Jesus:

Jesus = "Javé é salvação"

Tudo isto pode ser resumido na oração que o profeta Jonas fez, no terceiro dia estado no ventre do inferno. Antes de vir com ideia de baleia ou peixe, seja razoável e pense que jonas não falava nenhuma das línguas modernas.





☼No Coração Do Mar☼ Thomas Nickerson 【Tom Holland】- 
Dentro de uma baleia (história real)



E orou Jonas a Javé, seu Deus, das entranhas do peixe.

E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Porque tu me lançaste no profundo (no local sem retorno), no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.

As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.

Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.

Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.

Comentários

Postagens mais visitadas