PERDÃO E AMOR INCONDICIONAL

Senhor, quantas vezes eu devo perdoar meu irmão que pecar contra mim? Até 7 vezes? Não te digo que até 7 vezes, mas até 70 x 7.


Nos últimos dias tenho deixado um pouco de lado os assuntos que mais me interessam. Bitcoin, cinema e inspiração. Tenho tipo uma mente meio preocupada para este tipo de coisa.
Neste artigo vou falar um pouco sobre algo que parece ser um mantra para o povo brasileiro: amor incondicional e perdão.

Hoje falei para alguns colegas que mesmo tendo voltado ao Brasil há 12 anos, nunca me acostumei com o tipo de vida daqui e principalmente com o comportamento do povo brasileiro. Aqui se dá um jeito para tudo e na maioria das vezes as pessoas que são perseguidas e oprimidas são chantageadas para perdoar tudo. E citam para atestar o fato o amor incondicional de Deus.

Por amor incondicional entenda-se aquele que não espera absolutamente nada em troca. Eu lembro de uma frase que li há muitos anos no livro a cruz e o punhal. O pastor David Wikerson está falando do amor de Deus para uma gang de rua em Nova Iorque e é ameaçado por um delinquente, o qual depois se tornaria também um pastor. Ele então diz ao "jovem": mesmo que você me mate e retalhe meu corpo todinho, cada pedaço de mim vai continuar amando você.

Esta frase define o que eu entendo como amor incondicional e também aquilo que eu entendo como masoquismo. O prazer que se sente em ser humilhado. Como na música Unconditional Love, alguém que se dedica incondicionalmente a alguém está sempre no caminho errado.

Unconditional Love (Amor Incondicional) - Susanna Hoffs 


Quando o Senhor Yeshua esteve no mundo, falou com um povo específico e de acordo com a cultura daquele povo. Não que ele tivesse aprendido a ser como o povo israelita, ele ensinou o povo de Israel a ser como era enquanto nação. Afinal ele é o único Deus.

A primeira coisa que ele ensinou para seu povo é que Javé (o eterno) Deus tinha um relacionamento com aquele povo. Não esqueça que o Senhor Jesus afirmou que ele e Javé era um e o o mesmo. Acontece que o povo Israelense, assim como a humanidade em si, tinha o péssimo hábito de quebrar contratos e romper relacionamentos.  Então quando um dos filhos de Deus quebrava este relacionamento ele se tornava um pecador. Aquele relacionamento entre ele e Deus deixava de existir. 


Não importa o que a pessoa tenha feito, a figura a ser vista é de alguém que vai em um caminho com outra pessoa e se perde do caminho. Por isto que uma das advertências mais sérias que Javé já fez foi:

Amaldiçoado seja aquele que fizer o cego errar o seu caminho. E todo o povo diga: que assim seja.


Você vai nos matar.
Eu não tenho culpa, Charlie. Eu não consigo enxergar.

Perfume de Mulher


Caso esse amor incondicional de Deus existisse, bastava Deus perdoar o pecador e reatar o relacionamento. Afinal de contas, ele é o todo poderoso. Ele não tem carências afetivas ou algo que o faça sentir falta de alguém que descaradamente o despreze.

Este é então o significado de pecado. Quebrar um relacionamento com alguém que é inocente. Eis o que o Senhor Yeshua fala sobre alguém que quebrou este relacionamento:



E eu digo a vocês, qualquer um que provocar a ira de seu irmão, será legalmente obrigado a ser julgado no tribunal.
E todo aquele que dizer ao seu irmão:você é um inútil, vazio e sem sentido será legalmente a ser julgado no sinédrio.
E todo aquele que o chamar de tolo estará legalmente obrigado à ser sacrificado a Moloch no vale de Himon.


Sei que você conhece esta passagem de outro modo, mas vamos a alguns fatos. Ficar irado não pode ser pecado, afinal em outra passagem é dito: "Irai-vos e não pequeis. Não se ponha o sol sobre a vossa ira." Então o pecado não é estar irado, é provocar outra pessoa para que ela fique irada.  A passagem diz que quem fizer isto, será legalmente obrigado a ser julgado no tribunal. O tribunal em questão é espalhado pelo país e é composto de 7 juízes. 

Aquele que quebrar o relacionamento menosprezando seu irmão ou chamando-o até mesmo de feio será obrigado a ser julgado no sinédrio. Lembre que o sinédrio mandou guardas armados prender o Senhor Yeshua, então não é qualquer coisa. Ele era composto por 71 juízes e ficava em Jerusalém, capital do país.

E veja como alguém pode quebrar um relacionamento simplesmente chamando de tolo. A este o Senhor Yeshua diz que será lançado em uma caverna fumegante onde os pagãos sacrificam seus filhos a um deus pagão chamado Moloch.



Ai então entra a questão do perdão.  Ao entender o conceito de perdão, você verá que amor condicional só existe em hospício. Alguém que perdoa incondicionalmente, normalmente é alguém que tem sérios problemas mentais. Inclusive mães de vagabundos.

Alguns pensam que basta orar que Deus perdoa tudo, afinal de contas é deste conceito que vem o amor incondicional.  Você percebe como este tipo de perdão é simplesmente impossível, basta assistir a este hilário momento do filme O Homem Da Máscara De Ferro.  Nela, Aramis (Jeremy Irons) está orando e é brutalmente interrompido por Porthos (Gerard Depardieu).  Ocorre então estas falas.



Aramis: Às vezes, há coisas mais importantes na vida do que um bom par de tetas.
Porthos: Sério? Se você pode me dar o nome de uma coisa que é mais sublime do que a sensação 
de um mamilo gordo, rosa entre os meus lábios, vou construir uma nova catedral para você.
Aramis: Perdão ...
Porthos: Perdão ...?
Porthos solta um sonoro peido.
Porthos: Lá ... eu estou perdoado? Vamos ... estou perdoado?

Ele provoca tanto seu companheiro que acaba levando umas boas bofetadas. Esta é então a incapacidade total de algo chamado amor incondicional. 

Algo que talvez você não perceba é que o pecado ou ofensa contra um irmão, não quebra somente seu relacionamento com ele. Quebra também o seu relacionamento com Deus. O Senhor Yeshua é bem claro quando ele diz:

"Quando você chegar ao altar para trazer sua oferta, e lembrar que algum irmão está ofendido com você. Deixa no altar a sua oferta. Vai primeiro reconciliar-se com seu irmão e depois vem e traz a sua oferta!"

E daí que Paulo tira o conceito: mesmo que eu entregue todos os meus bens entre os pobres e mesmo que eu entregue meu próprio corpo para chicoteado, se eu não tiver amor, eu nada serei. Não adianta você fazer nenhum sacrifício a Deus se o seu irmão que é inocente quebrou o relacionamento com você.

"É só amor, é só amor que conhece o que é a verdade"
Monte Castelo - Jerry Adriani



Existem então condições para você ser perdoado e voltar a ter um relacionamento com seu irmão. Você tem que se humilhar diante do seu irmão, reconhecer que você e só você é a causa do relacionamento quebrado, afastar-se do erro que cometeu e começar a fazer o bem ao seu irmão.  E se por acaso você tomou algo do seu irmão, como a esposa dele, você terá de restituí-lo. 

O que tem de importante nisto é que, se o que você fez foi sincero, o seu irmão é obrigado a perdoá-lo.  E o que é o perdão?



Imagine seu erro como uma mancha que foi feito. O perdão significa que seu irmão irá lavar aquela mancha até que ela deixe de existir.

Pense então se você não está simplesmente em um relacionamento abusivo, pensando que está agradando a Deus.

Só mais uma coisa. O Senhor Yeshua só irá voltar a se relacionar com o que pecou contra o irmão, se o irmão o tiver perdoado.

Comentários

Postagens mais visitadas