BÍBLIA - VOCÊ NÃO ENTENDE PORQUE É ESCRITA EM GREGO!



Quando se é está visitando ou morando em um país cujo idioma é completamente diferente do nosso, passa-se alguns apertos por conta de pequenas nuances das palavras que são usadas e seus significados. Morando nos Estados Unidos, eu invariavelmente puxava a porta quando lia a palavra "push" escrito nela. Ocorre que "push" significa exatamente o contrário: empurre.



Em alguns momentos de minha vida, eu tinha como passatempo discutir com ateus pela internet. Coisa que hoje em dia eu não perco meu tempo. Entretanto tem algo de bastante valioso que aprendi com aquelas conversas. É possível sim que Deus permita que a Bíblia seja falsificada e que o ser humano seja enganado por isto. Tanto que as pessoas que mais leem bíblias hoje em dias são exatamente os ateus.

Deus não tem as três leis da robôtica implantadas em si mesmo e ele não é o gênio da lâmpada, criado para servir ao homem. Muito ao contrário, o homem é que existe para ser usado por Deus. E como o Senhor Jesus deixou bem claro quando foi preso: "esta é a vossa hora e o poder das trevas" Lucas 22:53. Taí a Odebrecht que não deixa ninguém pensando que estamos em um mundo governado por Deus.

Dito isto, pretendo mostrar em algumas matérias o modo como as pessoas hoje em dia lêem e entendem a Bíblia. Do mesmo modo como eu entendo instintivamente a palavra "push" quando a vejo escrito em qualquer lugar.

Vejamos por exemplo duas frases de uma música religiosa:

vamos levantar as nossas mãos e adorar
ao nosso deus pelo seu amor.

Grande é o Senhor - Equipe Obra de Amor

A Adoração dos Magos - Gentili Fabriano

Não estou questionando se a música é feia ou bonita, e principalmente não estou insinuando que o autor da música seja algum herege, digno da fogueira da inquisição. Estou apenas dizendo que esta frase da música contem uma impossibilidade física. É impossível alguém "adorar com as mãos levantadas". No tempo em que o Senhor Jesus viveu, adorar tinha o significado de abaixar-se e beijar os pés de alguém.

Sabendo então que traduções mau feitas podem deixar tudo completamente sem significado, vou mostrar aquele que considero o texto mais importante da Bíblia. Foi escrito pelo apóstolo Paulo em uma carta ao seu "filho" Timóteo. Vou mostrar algumas traduções do mesmo e depois mostrar o que é bem mais próximo da realidade de quando ele foi escrito.




"Sim, é tão sublime - unanimemente o proclamamos - o mistério da bondade divina: manifestado na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, anunciado aos povos, acreditado no mundo, exaltado na glória!" 
I Timóteo, 3:16 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/i-timoteo/3/

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.

Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)



Sem nenhuma dúvida, é grandiosa a verdade revelada da nossa religião. Essa verdade é a seguinte:

“Ele se tornou um ser humano,
foi aprovado pelo Espírito de Deus,
foi visto pelos anjos,
foi anunciado entre as nações,
foi aceito com fé por muitos
    no mundo inteiro
e foi levado para a glória.”
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

 E com efeito é uma profunda verdade que a nossa fé revela:

    Cristo veio à Terra como homem,
    recebeu o testemunho do Espírito em como era justo,
    foi contemplado pelos anjos,
    anunciado entre as nações,
    acreditado no mundo,
    e recebido na glória.
O Livro (OL)

Sem dúvida nenhuma, grande é o segredo da nossa vida de adoração:

“Ele apareceu em forma humana,
foi declarado justo pelo Espírito [e],
foi visto por anjos,
foi anunciado entre as nações,
foi acreditado no mundo,
e foi levado para o céu em glória”.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)


Como se pode ler nas duas primeiras traduções, o texto fala de um mistério. Uma coisa oculta e que além de todo o segredo ainda é grande. E o grande mistério é que "aquele que se manifestou em carne". Entretanto fica a pergunta: por que afinal de contas as boas novas do cristianismo seria um mistério que continuaria oculto? Não é a toa que os cristãos de hoje seja tão confusos.

A verdade é que as Bíblias modernas são muito mal traduzidas e não fazem o menor sentido. Este é o principal motivo de que as pessoas não gostam de lê-la. Ela não faz o menor sentido. O que você pensaria por exemplo se em vez de "evangelho", lesse sobre uma "notícia agradável que Deus lhe enviou"? Este é exatamente o significa da palavra grega evangelion. Quando você lê evangelho ou apocalipse está lendo grego. Por isto não entende.

Pior ainda quando uma palavra é misteriosamente substituida no texto. Vejamos como seria o texto se você tivesse um dicionário grego koine, no qual a Bíblia foi escrita:

E pelo consentimento de todos, grande é o mistério da piedade divina. 



Deus  manifestou-se visivelmente em um corpo humano, mostrou evidências de ser justo em sua vida, foi visto pelos anjos, foi anunciado oficialmente entre as nações, acreditaram nele no mundo e foi recebido acima na majestade.

E este o mistério que não querem que você saiba:

1 - Deus mandou aos profetas que anunciassem ao mundo que ele (Deus) iria aparecer vivo em um corpo humano, que seria visto pelos anjos, e muitos acreditaria nele e que ele seria recebido em seu reino acima da terra.

E quando você diz: "venha o teu reino", você está dizendo que um dia este Deus virá com todos os seus súditos para este mundo e restaurará tudo.

Comentários

Qual seu grande projeto?

Qual seu grande projeto?

Postagens mais visitadas