SALMO 23 - NADA ME FALTARÁ?



Em toda minha vida, creio ter sido o cristão mais inconformado do mundo. Já fiz forças sobre humanas para tentar entender a trindade, e busquei como analogia algo como "clones". Hoje sei que é uma besteira sem tamanho.

Um belo dia, uns 20 anos atrás, comprei um CD chamado Bíblia On Line. Era um software no qual havia o texto da bíblia em grego com uns números chamados "strong", por causa de John Strong que os inventou. Estes números mostravam os significados em hebráico e grego dos termos usados na Bíblia.


Passei a achar fascinante aqueles estudo e cheguei a traduzir algumas das cartas de paulo, usando os mesmo. Vou aqui traduzir o Salmo 23, principalmente por causa da frase nada me faltará. Mostrarei a tradução João Ferreira de Almeida - Revista e Corrigida Revisada Fiel e a que farei tendo o texto com os números strong e conferindo cada palavra no citado dicionário Strong.


O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmos 23:1

Qual senhor é meu pastor? E por que exatamente ele é meu pastor? Tem certeza que nada me faltará?

Hoje em dia, quase ninguém chama outra pessoa de senhor. Eu chamava meu pai e minha mãe de senhor e senhora e, em minha mente juvenil, tal tratamento tinha o sentido bem antigo mesmo: eu os considerava meus donos. E tanto é verdade que na Bíblia existe a afirmação: "porque se o meu pai e a minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá".

Jave = aquele que é.


Então, embora eu saiba que Deus é meu verdadeiro dono, a palavra aqui traduzida como senhor é o nome pessoal de Deus. Assim como meu nome é Júlio, o nome aqui colocado é Javé, ou Jeová, como você queira. E antes que você pergunte: eu não sou testemunha de Jeová. Aliás, hoje em dia eu não meu encaixo em nenhuma religião oficial.

E por que ele é meu pastor? Porque assim como uma ovelha, ou cordeiro, eu sou um ser completamente ingênuo e que adora se colocar em perigo. Só entendi isto completamente quanto me tornei pai. Se Javé não fosse meu pastor é mais que provável que eu já estivesse morto há muito tempo.

E ai vem a pergunta: "nada me faltará"? Tem certeza? Eu nasci pobre e até os 22 anos tudo o que eu tinha, era o pouco que meus país poderiam me dar. E fico feliz que, por causa do cuidado dos dois, estou vivo hoje em dia.

Só que não é isto que está escrito no texto. Há uma forçação de barra na tradução para mostrar algo inexistente. O que o texto diz é: "Javé, meu pastor, não me faltará!". Ele, que é meu pastor, não me faltará. 



Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Salmos 23:2

Embora eu goste de viver la vida loka, ele me busca e me leva a lugares de descanso. Nos Estados Unidos existem cidades que são chamadas de cidade refúgio. Nestas cidades específicas, imigrantes ilegais estão protegidos contra a deportação. A não ser que comentam algum crime. É este tipo de lugar de descanso que Javé me conduz.

Em oásis com vegetação ele me reclina e me conduz em águas de descanso.



Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Sempre que leio a palavra alma, a primeira coisa que me vez à mente é o gasparzinho e o trio assombro. O que afinal de contas é uma alma? O termo נַפְשִׁי significa: "aquilo que faz de alguém um ser humano, a personalidade, a pessoa como um indivíduo". 

Texto completo do meu romance: NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS


Pense que em vez de refrigerar algo que você não sabe o que é, Javé (aquele que é) traz a sua vida de volta, mesmo que tenha de pagar um resgate por isto. O texto mostra que o fato de que Javé o traz de volta, significa que ele o salvou de um perigo no qual você se meteu.

Ele (Javé) resgata (com pagamento) minha vida e me traz de volta a um lugar seguro, por causa de sua autoridade.




Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Salmos 23:4

O texto fala de uma ovelha rebelde, que sou eu. Por isto ele diz:

Mesmo que eu me desvie para o desfiladeiro escuro da morte, ainda assim eu não terei medo, porque você está comigo. Seu cajado e seu auxílio me confortam (fazem respirar calmamente).



Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Salmos 23:5

Não faz o menor sentido uma ovelha bebendo num cálice ou comendo em uma mesa.




Você prepara em minha presença uma refeição para mim na frente daqueles que me perseguem. Você me unge (tira a sujeira e deixa o pelo macio) com unguento (óleo medicinal). Meu coxo transborda de água.

Santo Pai, mantenha-os a salvo em teu nome, o nome que você deu a mim, que eles sejam um como nós somos um. Enquanto eu estava no mundo, eu os guardava em teu nome, o qual tu deste a mim. João 17:11-12


Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Salmos 23:6

Certamente seu entendimento e sua bondade me cercarão todo o tempo de minha vida. E habitarei no abrigo de Javé (aquele que existe) enquanto eu viver.





Comentários

Postagens mais visitadas