CURTINDO A VIDA ADOIDADO




“Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isto não impede que eu repita. É bonita e é bonita e é bonita”.

 O que é? O que é? – Gonzaguinha.

Desde seu ressurgimento das cinzas do Grande Incêndio de Chicago, a cidade ergueu-se para nunca mais olhar para trás. Hoje, esta cidade de destaque mundial, é internacionalmente conhecida por sua exuberante arquitetura, cozinha cinco estrelas, centros de compras elegantes e instituições culturais de ponta.

Chicago é também conhecida como uma das mais amigáveis e com mais facilidades para se conhecer a pé nos Estados Unidos. E com um lago cuja vista é de tirar o fôlego. Illinois, estado onde fica a cidade, é conhecido com a terra de Lincoln, graças a Abraham Lincoln que fez seu caminho de humilde legislador até ser presidente da república.

Infelizmente, é também conhecida por seu estratosférico índice de criminalidade. Fato este que teve início depois que um prefeito conseguiu impor uma legislação de banimento de armas na população, deixando apenas os bandidos com seus brinquedos assassinos.

Curtindo a vida adoidado - Twist and shout
Matthew Broderick


Como foi planejado, Victor e os dois garotos desembarcaram no Aeroporto O’Hare num sábado pela manhã. O clima estava agradável e aquela multidão de gente indo e vindo ao aeroporto da terceira maior cidade americana deixava os três, especialmente Lincoln e Vinny, bastante entusiasmado. Como bom guia turístico, Victor falou das peculiaridades daquele lugar para os meninos. Especialmente sobre Buck Williams, o personagem dos livros e filmes da série Deixados Para Trás, que parecia ser um usuário habitual daquele lugar. Lincoln, que tinha assistido o primeiro dos filmes algumas semanas antes, perguntou a Victor se ele achava realmente que algum dia as pessoas seriam realmente deixadas para trás num mundo caótico.

Deixados Para Traz
Revelação do Anti Cristo


- Eu já acreditei muito nisto, mas existem alguns fatos que me fazem ver as coisas de outra maneira.

- Que fatos são esses, Victor?

Os três pararam em uma lanchonete para começar o longo dia bem alimentados. Victor comeu croissant com café e leite gelado, enquanto Vinny preferiu um sanduíche e Lincoln um enorme prato de nachos. Os dois garotos tomaram Coca-Cola.

- Coisas simples que qualquer um que tenha cérebro pode pensar. Primeiro, os verdadeiros filhos de Deus já foram deixados para trás há dois mil anos atrás quando o senhor Jesus ressuscitou. Nós vivemos em um mundo em guerra e o tempo todo na Bíblia nós somos chamados de soldados. Segundo fomos deixados aqui somente por sua forma corpórea. Deus não pode ausentar-se do universo, então ele está aqui e agora, tanto que ele mesmo disse: “prestem atenção, pois eu vou estar com vocês todos os dias até que este mundo cumpra seu papel e o tempo deixe de existir”.

Após o lanche, eles pegaram um taxi. Victor contou a eles que quando chegou naquele aeroporto pela primeira vez, o motorista quis ser esperto com ele perguntando se poderia ficar com o troco. Eram no mínimo cinquenta dólares.
Lincoln, que não deixava escapar nenhuma oportunidade de aprender coisas com seu amigo patrão, perguntou o que ele achava realmente sobre religião.

- A maioria das pessoas que fazem as religiões, sejam elas quais forem, querem mesmo é ter domínio sobre a vida dos outros. Querem ser os escolhidos de Deus. E infelizmente muitos gostam de se comportarem como ovelhinhas indefesas. Como diria um amigo meu: “existem pessoas que não conseguem ficar felizes enquanto não forem passadas para trás pelo menos uma vez por dia.” Vocês já ouviram a expressão o ungido do senhor ou a palavra elite?

- O senhor Holts se considera não o ungido do senhor. Ele se acha o próprio senhor. É estranho. Pois ele sabe a bíblia e mesmo assim faz tudo parecer um amontoado de asneira.

Vinny, que tinha acabado de engolir um pedaço de sanduíche, perguntou, ainda mastigando:

- Elite não é aquele povo podre de rico e que pensa que o mundo é o quintal de sua casa?

- Bem meninos. Chegamos ao centro da cidade. Vejam como este lugar é bonito.
O que é esse negócio aqui em cima, Victor? – Perguntou Link,  sobre os enormes trilhos que ficavam numa estrutura suspensa.

- É o trem da cidade. É chamado de Wabash. Sempre que tem um trem em algum filme de Hollywood ,ele é filmado aqui. Mesmo que a cidade seja outra. É ele que aparece no segundo filme do Homem Aranha, mesmo o personagem vivendo em Nova Iorque.

- Ele tem um ar de mistério com esta altura toda.

E pelo consentimento de todos, grande é o mistério da piedade divina: Deus  manifestou-se visivelmente em um corpo humano, mostrou evidências de ser justo em sua vida, foi visto pelos anjos, foi anunciado oficialmente entre as nações, acreditaram nele no mundo e foi recebido acima na majestade. I Tm 3:16


O táxi parou em frente ao Albergue da Juventude e os três se hospedaram no quarto que já tinham reservado.  Aquele era um hotel econômico no qual as pessoas, especialmente estudantes do mundo inteiro ficavam em quartos comunitários para que a estadia ficasse mais barata. O que eles alugaram só tinha três camas, sendo assim tiveram certeza de que iria ter a companhia somente uns dos outros. Como a temperatura na cidade estava muito quente, eles resolveram trocar de roupa e vestir bermuda e camiseta. Cada um pegou também um boné, sendo que, Lincoln usou o do Red Sox para lembrar o quanto era privilegiado por estar na companhia de Victor.

- Depois que fui morar com você minha vida realmente mudou da água para o vinho.

– observou Lincoln – eu nunca tive tanta coisa material de boa qualidade. Você parece um tanto quanto gastador. Você não se preocupa em poupar dinheiro para o futuro?

- Olha amigão. Como você acha que eu consegui dinheiro para comprar um restaurante? Eu tive que economizar bastante. Eu penso que investi corretamente tudo que ganhei. Agora eu tenho dinheiro guardado o suficiente para viver uma vida confortável e usufruir de coisas que realmente importam. Como estar aqui com vocês dois neste momento. De que adiante continuar levando uma vida de privações se, hoje mesmo, eu posso tropeçar em alguma coisa ao atravessar uma rua e morrer atropelado por algum carro.

- É. Mas você sempre faz com que eu economize meu salário. Mostra que eu tenho de ter dinheiro para faculdade e outras coisas importantes assim.

- Eu sempre vi minha mãe economizando grana quando vivíamos com meu pai. Agora que ela está com aquela bruxa, gasta tudo com ela. Eu não entendo por que as pessoas agem desse jeito.

Vinny sempre ficava com um tom de voz agressivo quando falava de sua mãe.

- Meus queridos. Cada pessoa tem suas prioridades na vida. Vinny, você me conheceu muito antes do Lincoln. Você acha que alguma coisa mudou em minha vida depois que o conheci?

- Claro que sim. Você sempre foi um cara generoso. Sempre vi você ajudando seus empregados quando estavam em dificuldade. Mas parecia que você era assim porque tinha algum tipo de karma. Algo que era obrigado a fazer, mesmo que não gostasse. Mas agora eu sinto que você é mais feliz. Quando você deu aumento e outra função prá mim no restaurante, pareceu que você ganhou alguma coisa fazendo aquilo por mim.

Os três passeavam pelas ruas de Chicago, como se andassem pelas ruas de alguma cidadezinha do interior. Turistas iam e vinham de um lado para outro. A maioria deles com sacolas de compras e com câmeras fotográficas digitais tirando fotos dos enormes prédios do centro da cidade como se aquele fosse um lugar sagrado.

- Eu também vejo você assim, Vic. – disse Lincoln logo em seguida. – Eu não consigo ainda entender por que você consegue ficar radiante só por estar fazendo algo por mim.

- Vocês lembra que eu citei a palavra elite? Pois bem. A palavra elite tem sua origem em duas palavras hebraicas. El, que significa Deus. E ite que significa os escolhidos. O povo rico do mundo, a elite vive como se fossem os escolhidos de Deus para ter o privilégio de viver as coisas boas do mundo. É o mesmo significado da palavra ungido.

Terra Plana - Homens De Preto


Os rapazes sempre pareciam hipnotizados quando ouviam Victor conversando. Se ele falasse que a terra era plana, eles acreditariam sem nenhuma dificuldade, de tanta confiança que ele colocava em suas voz.

- Eu escolhi estar aqui com vocês, e isto é o que faz de mim um homem livre, e eu penso que Deus nos colocou neste mundo não apenas para fazer o bem a outras pessoas como, também, aproveitar isto. Não esqueçam que ele sempre vivia em festas com seus amigos. Então por que eu tenho de ser diferente? Eu tenho o direito de ser feliz e não há nenhum problema em procurar isto. E vocês me fazem feliz. Lembrem-se da Matrix. Eu tenho de ser o senhor de minha própria vida e não um escravo do destino. Afinal, eu fui feito à imagem e semelhança de Deus.

Os três estavam passando perto de uma ponte de ferro e logo depois avistaram um prédio enorme onde estava escrito: Polícia de Chicago.

- Vamos ver se vocês tem boa memória. Onde vocês viram este prédio antes?

Lincoln olhou exultante para o prédio e seus olhos brilharam quando lembrou a cena.

- Eu sei. Foi neste prédio que o Samuel Jackson sequestrou algumas pessoas no filme O Negociador.

- Exato Link. Agora imagine se eu lhe disser que tudo o que você viu naquela tela de cinema foi uma ilusão. Que nenhuma daquelas cenas foi feita aqui. Assim é nossa vida quando não sabemos nossa real natureza e por que estamos neste mundo. Vivemos uma ilusão que na maioria das vezes só nos traz infelicidade.

- Eu acho que sei o que isto significa. Eu achava que tinha obrigação de agradar Brian Holts. E que alguma coisa deveria estar errada comigo para que ele não gostasse de mim. Mas agora eu sei que isto não é verdade.

- Imaginem que eu não conhecesse vocês dois e mesmo assim tivesse o dinheiro que eu tenho. Que prazer eu teria de estar aqui neste lugar?

- Falando em prédio alto. O que vocês acham de irmos à Torre Willys? – sugeriu Lincoln – eu sempre tive curiosidade de ir naquele lugar.

- Ótima ideia Link. De lá dá para ver toda a cidade sem nem sair do lugar.

- O que você falou desse prédio é verdade Victor? O filme não foi feito aqui em Chicago? – tanto quanto seu amigo, Vinny também tinha um prazer enorme de usufruir da sabedoria que Victor aparentava ter.

- Só a fachada da cidade. As cenas com os atores foram todas feitas em um estúdio em Los Angeles. É isto que eu falo para vocês. Temos de separar o que é verdade do que é ilusão em nossa vida. Senão ela fica sem sentido.

As Coisas Não São O Que Parecem Ser - The Negotiator

- Aquele filme é muito tenso. Você acha que o Danny Roman agiu certo sequestrando uma delegacia de polícia? Esta ponte não é aquela do filme A Estrada Para A Perdição?

Victor deu um abraço em Lincoln, como se ele tivesse acabado de tirar uma nota dez em alguma prova.   

– Parabéns. Meu garotão está começando a ficar esperto.

Assim eu fico com ciúmes.

- E precisa? Por que você acha que chamei você para estar aqui. Eu amo você de verdade, Vinny. Não estou brincando com sua vida.

- Você fala de amor com tanta facilidade.

- Defeito de fábrica. Deu me fez assim. Mas respondendo a sua pergunta. Eu sempre pensei em minha vida que era indigno do ser humano não se defender.

- Mas a bíblia não diz para dar a outra face.

- Tem certeza? Lá está escrito: “se o perverso te ferir na face direita mostra para ele também a esquerda!”. Eu entendo que ele está falando numa situação em que você não tiver como reagir. Por exemplo, quando um bandido armado ameaçar você, e não tiver como fugir ou mesmo se defender. Não tinha como ele está falando de qualquer um, visto que ele mesmo vivia confrontando gente muito perigosa como os fariseus.

E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe ao mesmo tempo todos os reinos do mundo. Lucas 4:5



Os três pegaram um ônibus que os levaria para a torre que era mais conhecida como Sears Towers. Queria ir ao Skydeck que é o observatório no topo do prédio, no centésimo terceiro andar. Deram os tickets para entrar e continuaram passando por vários corredores vazios, até chegarem à porta do elevador que sobe até o observatório. Tinham umas quatro pessoas à frente deles e entraram juntos no elevador. Não tiveram que esperar muito tempo.



O elevador tem um telão que vai mostrando a altura aumentando e comparando com outros prédios altos pelo mundo – você está agora num ponto mais alto que o Empire States, mais alto que a Torre Eiffel, até chegar ao décimo terceiro andar, onde fica o Skydeck. O Willis Tower (que se chamava Sears Tower) foi o prédio mais alto do mundo por 25 anos e a maior curiosidade de lá é o CEP 060606.

Os três dias que Victor Almeida passou em Chicago na companhia de Lincoln Holts e Vinny Poissant ficaria na memória deles para sempre



Sétimo capítulo do romance NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS
Catalogação NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS – AS CRÔNICAS DE VICTOR
DORSEY / VICTOR DORSEY
NÚMERO DE REGISTRO: 595.801 LIVRO: 1.140 FOLHA 325
Nenhuma parte deste romance poderá ser reproduzida ou copiada, constituindo infringimento da lei de copyright. 

Comentários

Qual seu grande projeto?

Qual seu grande projeto?

Postagens mais visitadas