TABERNÁCULO - DEUS EM UMA CAIXA




Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Exedos 33:5

Dissonância cognitiva é uma tendencia do ser humano que o faz acomodar suas convicções quando elas não fazem sentido. Isto acontece principalmente no mundo religioso, especialmente os cristãos que tentam acomodar suas crenças com aquilo que a ciência mostra. Ou seja, os cientistas, com todo o dinheiro que têm para gastar fazendo experiências as mais estranhas possíveis, são a régua pela qual o mundo deve se guiar. 

Assim são escritos livros com títulos do tipo: "e a Bíblia tinha razão", nos quais se tenta provar que Adão e Eva são perfeitamente encaixados na "teoria da evolução", mesmo que tenhamos que transformá-los em dois neandertais.

Andrew Hoy é um engenheiro mecânico que, após formar-se, foi para Israel estudar hebraico. O motivo disto é que ele não conseguia entender, como engenheiro, a descrição que é feita do tabernáculo de Moisés com os modelos existentes no mundo atual.

Nos escritos de J. R. R. Tolkien, Arda é o nome dado à Terra em um período imaginário de pré-história, onde os lugares mencionados em O Senhor dos Anéis e material relacionado existiram uma vez. Incluía vários mares e oceanos, e os continentes da Terra-média, das Terras Negras, de Aman (as Terras Inanimadas), da ilha de Númenor e de outras terras desconhecidas deixadas em grande parte sem nome por Tolkien.



O tabernáculo foi uma estrutura que os israelitas transportaram por 40 anos no deserto, e na qual eles se encontravam com Yavé, o Deus todo poderoso. Se bem que Arão, irmão de Moisés era o único permitido a entrar na presença de Deus. O motivo foi definido pelo próprio Deus. Se vocês ficarem perto de mim, vocês morrem.

Em todas as religiões modernas, o tabernáculo é mostrado como um tenda retangular. Acontece que o engenheiro Andy não conseguia conciliar o conceito que tinha da tenda com as medidas apresentadas de como construí-la. Veja o que ele diz:

Terra de acordo com a bandeira da ONU


"É pesado, e usa muito mais madeira do que a listada na Bíblia. O maior problema vem em usar a prata como base para as madeiras ", observou Hoy. "Foram permitidos 100 talentos de prata, pesando um total de quatro toneladas. Fazer as bases de prata exigiria muitas mais toneladas de prata que não foram explicadas na Bíblia. Como engenheiro, entendi que a prata e o latão eram usados como punhos, como parte da estrutura de uma cúpula.





"Quem faz uma tenda de quatro camadas de espessura no deserto, com paredes feitas de vigas de dois pés de espessura?" Hoy perguntou retórica. "A versão retangular usa um monte de material que eles simplesmente não têm permissão na Bíblia para usar", explicou a Breaking Israel News.

Ele então chegou a uma conclusão. O modo como ela foi construída formava uma redoma e não uma caixa de sapatos. Existem outras tendas na Bíblia, e uma das mais interessantes é mostradas por Jacó:

Jacó, porém, partiu para Sucote e edificou para si uma tenda; e fez cabanas para o seu gado; por isso chamou aquele lugar Sucote. Gênesis 33:17




Por que raios Jacó chamaria sua residência de Sucote? Esta palavra tem dois significados: um local onde se adora ídolos pagãos e uma tenda na qual mulheres se prostituem.

E em que isto muda em alguma coisa? Veja como deveria ser feita a tenda conhecida como tabernáculo:

Êxodo 26:30 Então, levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.

Deus levou Moisés a um monte alto e lá mostrou a ele o modelo para o tabernáculo ou tenda. E o que foi que Moisés viu: o céu e a terra.
Ele é o que edifica as suas câmaras superiores no céu, e fundou na terra o seu domo, e o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome. Amós 9:6

Em toda a extensão da terra, e as suas palavras, até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol. Salmos 19:4

Você já parou para pensar por que querem tanto que os judeus tomem conta do Monte do Templo em Israel? Lembre-se que o judaísmo que existe hoje nada tem a ver com o que Moisés ensinou. É um ajuntamento de macumba e magia chamada Kabala. Acontece que por alguma razão que só Deus sabe, lá está uma representação da terra: o Domo da Rocha no qual os muçulmanos adoram Alah. Não, eu não estou dizendo que ser muçulmano é bom. 

E estranhamente os pagãos têm uma representação melhor do que era o tabernáculo, como por exemplo os Mormons em Salt Lake City.

Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos.  Isaías 40:22


A terra é então esta habitação provisória na qual Deus disse que iria habitar com os homens. Veja esta profecia de Noé, quando amaldiçoou seu filho, o qual é o retrato do homem moderno escravizado num mundo de mentiras:

Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Gênesis 9:27

Deus então habitou nas tendas de Sem quando se encarnou em seu descendente Yeshua, o ungido. E mesmo tendo a presença do Deus de Jacó, os homens preferiram se prostituir em sua tenda.

E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas. Marcos 13:25
Existe porém outra coisa que esta tenda provisória no deserto representa. Algo que um dia será mudado, assim como o mundo todo. Isto foi mostrado por Paulo falando aos coríntios: 

Sabemos, com efeito, que ao se desfazer a tenda que habitamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma habitação eterna no céu. 2 Coríntios 5:1

Tudo neste mundo, incluindo nosso corpo é uma tenta provisória que um dia será transformada para termos condições de morar com Yavé, ou Yeshua, o Deus todo poderoso sem morrermo.

Comentários

Qual seu grande projeto?

Qual seu grande projeto?

Postagens mais visitadas