TERRA PLANA - PARTE UM / BÍBLIA


A primeira vez que eu lembro de ver algo sobre Bíblia, eu deveria ter uns 8 ou 9 anos de idade e morava em uma pequena cidade da Bahia chamada Antonio Gonçalves. Lembro de alguém em uma praça contando a história de Davi e Golias. Sei que você pode achar estranho eu dizer que lembro de algo ocorrido há mais de 40 anos, mas minha memória é uma coisa estranha. O que importa e que daquele tempo para cá eu sempre participei de igrejas, mais precisamente das Igrejas Presbiteriana e Batista. 

Eu não era só o crentinho que ia pra igreja cantar músicas com apelo emocional. Eu sempre fui do tipo que lia a Bíblia porque gostava. No ano 2000, em Niterói - RJ, fui aplaudido efusivamente em um congresso de igrejas do Brasil inteiro, por relembrar toda a história de José do Egito. Então quando escrevo aqui o que está escrito na Bíblia sobre a forma da terra, eu sei o que estou falando. Sei inclusive que durante minha vida inteira, nunca ouvi uma palestra, um sermão que fosse, sobre este assunto. Parecia que a Bíblia e a ciência diziam a mesma coisa.

Paulo na prisão, com Timóteo. Boa parte de seus escrito foi só assinada por ele, por causa da visão falha. Timóteo era seu escrevente.


Vamos então aos fatos. Os escritores da Bíblia, não somente não pediam permissão para os cientistas de seu tempo, como os acusavam de terem um conhecimento secreto sórdido. Paulo recomenda a seu filho Timóteo:

Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado ciência. 1 Timóteo 6:20

O que Paulo está recomendando: 

1 - Protege o que eu lhe ensinei.
2 - Foge na direção oposta da conversas vazias e profanas.
3 - O que eu lhe ensino é a antítese, o contrário, do que o mundo ensina.  
4 - O que o mundo chama de ciência ou conhecimento é falsidade.

Então, se Paulo tivesse escrito hoje ele diria sobre Copérnico, Einstein, Darwin e outros, o mesmo os reformadores disseram.

João Calvino


"O cristão não deve comprometer-se de modo a obscurecer a distinção entre o bem e o mal, e é evitar os erros de] aqueles sonhadores que têm um espírito de amargura e contradição, que repreendem tudo e impedem a ordem da natureza. Veremos alguns que estão tão perturbados, não só na religião, mas que, em todas as coisas, revelam a sua natureza monstruosa que dirão que o sol não se move, e que é a terra que se desloca e se transforma. Quando vemos essas mentes, devemos confessar que o diabo as possui, e que Deus as coloca diante de nós como espelhos, para nos manter no seu medo." - John Calvin, (Sermão em 1 Corintios 10: 19-24, Calvini Opera Selecta, Corpus Refomatorum, Vol. 49, 677, trans. De Robert White em "Calvin e Copernic: o problema considerado", Calvin Theological Journal 15 1980, p233- 243, às 236-237)

Em um simples parágrafo, Calvino afirma que a terra está fixa, que é o sol que se move e que, quem nega isto está possuído pelo demônio. Então um dos fundadores do protestantismo está afirmando algo que, ou está na Bíblia ou então ele não sabe o que é a Bíblia. Vejamos então estas duas questões.

Adore o Yĕhovah no esplendor da sua santidade. Tremem diante dele, toda a terra! O mundo está firmemente estabelecido; Não pode ser movido. 1 Crônicas 16:30

Homens de Preto - Terra Plana


Não há nada sobre Planeta Terra e o texto diz que o mundo não pode ser movido, pois está firmemente estabelecido. Como um pedreiro que primeiro faz o alicerce e depois constrói. Planeta é uma palavra que significa estrela errante, portanto não se aplica a um lugar fixo.

Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu. Eclesiastes 1:5

Em nenhum lugar está escrito que "não foi bem isto que ele quis dizer!". Se Salomão e o escritor de Crônicas não quisesse dizer que a terra era imóvel e que o só se movia em redor dela, teriam dito de outra maneira.

Lutero e suas 95 Teses


Uma coisa eu penso do mesmo jeito de Dan Brown, escritor de O Código da Vinci e Anjos e Demônios: tem dedo de Jesuíta no meio, pode saber que é conspiração da grossa. Coisa vinda diretamente do inferno. Martinho Lutero pensava a mesma coisa. Eis o que ele fala sobre Nicolau Copérnico, o padre jesuíta que inventou o mundo como todos conhecem hoje:

"Fala-se de um novo astrólogo que quer provar que a terra se move e se volta ao invés do céu, o sol, a lua, como se alguém estivesse se movendo em uma carruagem ou um navio pudesse sustentar que ele estava quieto e em repouso enquanto a terra e as árvores caminhavam e se moviam. Mas é assim que as coisas são hoje em dia: quando um homem deseja ser inteligente, ele precisa inventar algo especial, e a maneira como ele faz precisa ser o melhor! O tolo quer transformar toda a arte da astronomia de cabeça para baixo." - Tischreden - Martinho Lutero

Lutero é mais contundente que Calvino. Chama Copérnico de Astrólogo e diz que ele quer virar de cabeça para baixo a astronomia. O princípio da astrologia vem da Babilônia quando Nimrod queria ser adorado como Deus e os bruxos faziam previsões baseada no movimento das estrelas. Ele afirma que esta história de um planeta terra que se move em torno do sol é coisa de "gente inteligente", tomando emprestada a definição do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Lutero vai adiante e faz uma afirmação mais assustadora ainda para os "crentes" do Sistema Solar:

"Nós, cristãos, devemos ser diferentes dos filósofos [isto é cientistas] na forma como pensamos sobre as causas dessas coisas. E se alguns estão além da nossa compreensão (como aqueles que estão diante de nós sobre as águas acima dos céus), devemos acreditar nelas e admitir nossa falta de conhecimento, ao invés de negar com perversidade ou interpretá-los de forma presunçosa em conformidade com a nossa compreensão ". - Martin Luther, obra de Lutero. Vol. 1. Palestras sobre Gênesis, ed. Jaroslav Pelikan (St. Louis: editorial Concórdia, 1958), 30

Vamos por partes, para você digerir melhor. Ele afirma que naquelas coisas que estão acima de nossa compreensão sobre a Bíblia, devemos acreditar nela e que querer adaptá-las ao nosso entendimento é perversidade e presunção. E entre estas coisas ele cita que existe água acima do céu. Ele está falando de água suficiente para inundar toda a extensão da terra no Dilúvio e não apenas de condensação das nuvens. 

Então para os reformadores, e para a Bíblia, a terra é uma extensão só. O mundo inteiro é a terra, logo não existe superpopulação de nada. As estrelas são apenas luzes brilhando e se movendo em um trecho pré determinado e existe água acima dele. E o que está escrito na Bíblia sobre isto:

Água acima do céu


E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus - Gênesis 1:6-8

Steve Trevor (Chris Pine) atravessa uma barreira invisível no céu, ao cair na Ilha Paraíso do filme Mulher Maravilha. Este e vários outros filmes de Hollywood claramente fazem alusão à Terra Plana. Entre eles: Maze Runner e O Doador de Memórias, sobre os quais já escrevi neste blog.

Se você acha esquisito Gênesis afirmar que existe água acima do céu, veja o significado da palavra hebraica traduzida como expansão por James Strong, que traduziu cada palavra da Bíblia das línguas originais:

07549 רקיע raqiya procedente de 7554; DITAT - 2217a; n. m.
1) superfície estendida (sólida), expansão, firmamento
1a) expansão (plano como uma base, suporte)
1b) firmamento (referindo-se à redoma dos céus que sustenta as águas de cima)
1b1) considerado pelos hebreus como sendo sólida e que dava sustentação às “águas” de cima.

Então meu caro, ou você acredita no que está escrito na Bíblia ou acredita no sistema solar. Os dois são irreconciliáveis e, nas palavras de Lutero, qualquer um que tentar juntar os dois deve confessar que está possuído pelo demônio. 

E tem outra coisa que você deve concluir: se a terra não é um planeta, não gira em redor do sol e acima do céu tem água, consequentemente o sol e a lua estão abaixo destas águas. Pelo menos é isto que está escrito no livro de Salmos.

Linha de pedreiro. Usada para assegurar que a construção está reta.


A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol. Salmos 19:4


Esta linha que está escrito ai, não é um novelo de lã, é uma linha de medir do tipo usada por pedreiros e construtores para assegurar que o muro ou parede esteja reto. E esta tenda é exatamente a a cúpula, ou raqiya, embaixo da qual ficam o sol, a lua e as estrelas.

E lembre-se: se Deus quisesse dizer outra coisa ele teria dito.

Comentários

VOLTE SEMPRE

VOLTE SEMPRE

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA A VITOR RODRIGUES FERRULIA

BITCOIN (MOEDA DIGITAL) - FAZENDO AS PERGUNTAS CORRETAS

CIDADE DE CHICAGO USARÁ A BLOCKCHAIN PARA REGISTRO DE IMÓVEIS