TESTEMUNHAS DE JEOVÁ VS TRANSFUSÃO DE SANGUE

"Você não precisa ter super poderes para salvar a vida de alguém. Doe Sangue!"

Depois que eu descobri que a terra é plana e não uma bola molhada girando louca pelo universo, passei a me incomodar com vários conceitos religiosos que as pessoas acreditam. Em outro artigo falei sobre por que os Adventistas do Sétimo Dia transformam em maldição a graça de Deus.

Vejamos algo que as Testemunhas de Jeová concordam, pelo menos aparentemente. 

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Gálatas 3:13



Veja por exemplo o que tem escrito na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, a versão da Bíblia das Testemunhas de Jeová sobre a guarda do sábado. Isto obviamente é um conceito dos Adventistas e dos Judeus.

A. Dia sabático não é obrigatório aos cristãos.

Aqui fica uma questão: As Testemunhas de Jeová são cristãos? Veja o que eles mesmos dizem:
Sim. Nós somos cristãos pelos seguintes motivos:

Procuramos seguir de perto os ensinamentos e o modo de agir de Jesus Cristo. — 1 Pedro 2:21.

Acreditamos que não existe salvação sem Jesus, pois “não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos”. — Atos 4:12.

Quando alguém se torna Testemunha de Jeová, ele é batizado em nome de Jesus. — Mateus 28:18, 19.

Fazemos nossas orações em nome de Jesus. — João 15:16.

Acreditamos que Jesus é o Cabeça, ou seja, ele recebeu autoridade sobre todos os homens. — 1 Coríntios 11:3.

No entanto, de muitas maneiras, somos diferentes de outros grupos religiosos chamados cristãos. Por exemplo, acreditamos que a Bíblia ensina que Jesus é o Filho de Deus, não parte de uma Trindade. 

Mas, ao mesmo tempo, acreditamos no que Jesus disse: “O Pai é maior do que eu.” (João 14:28) Por isso, não adoramos a Jesus nem acreditamos que ele é o Deus Todo-Poderoso.

Então eu lamento muito, mas Testemunha de Jeová não são cristãos. No meu entender, alguém que acredita numa suposta trindade inexistente é mais cristão do que alguém que nega que o senhor Yeshua seja o único Deus existente. Pelo menos os trinitarianos não negam a divindade de Cristo e não o reduzem a um mártir. 



Voltemos então à afirmação inicial das Testemunhas de Jeová:

A. Dia sabático não é obrigatório aos cristãos.

Nisto eles estão corretos. E como eu sempre gosto de falar: a verdade é verdade, mesmo que seja o demônio que a diga. Um deles disse ao senhor Yeshua: 

E, tendo chegado à outra margem, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram, que ninguém podia passar por aquele caminho.  E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? Mateus 8

Sobre o dia sabático, vou citar os textos da tradução das Testemunhas de Jeová:

Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos em forma de decretos, para fazer dos dois grupos, que estão em união com ele, um novo homem, e fazer paz.  Efésios 2:15

Grave bem a parte em negrito, pois vamos voltar a ela depois. Aqui as Testemunhas de Jeová, afirmam que a lei dos mandamentos foi abolida quando o senhor Yeshua morreu e ressuscitou. Em outro ponto eles citam os dízimos, e eu concordo plenamente com este ponto de vista sobre a abolição da lei. 

Portanto, não deixem que ninguém julgue vocês pelo que comem ou bebem, ou com respeito à celebração de uma festividade, da lua nova ou de um sábado. Essas coisas são uma sombra do que viria, mas a realidade pertence ao Cristo. Colossenses 2:16-17




Aqui eles chegam ao ponto onde eles se contradizem completamente. Veja o que eles falam sobre transfusão de sangue:

Somente não comam a carne de um animal com seu sangue, que é a sua vida. Gênesis 9:4

O texto está falando de Noé, um homem que viveu 950 anos, e certamente não tinha necessidade alguma de transfusão de sangue. Ele está falando para Noé não comer um animal sem antes tirar todo o sangue dele. Neste caso, as Testemunhas de Jeová está comparando o ato de salvar uma vida humana com alimentar-se de um animal. Vamos então a um pequeno  pequeno texto sobre transfusão de sangue:

No século XVI, o médico britânico William Harvey foi o primeiro a descrever apropriadamente como o sangue era bombeado por todo o corpo pelo coração, tendo realizado experimentos com a circulação sanguínea. No século seguinte, pesquisas mais sofisticadas sobre transfusão de sangue começaram, com experimentos bem sucedidos, envolvendo animais. As tentativas sucessivas com seres humanos, no entanto, continuavam tendo resultados fatais.

Pelo que a Wikipedia relata, e nem tudo nela é mentira, a primeira transfusão de sangue foi realizada no século XVI, portanto pelo menos 1500 anos após ser escrito o último texto da Bíblia. 

O ser humano é a obra prima da criação de Deus e de modo algum o sangue humano e o sangue animal tem o mesmo valor.  A repetição desta recomendação no Novo Testamento, tem o mesmo contexto: comer carne em que o animal ainda esteja sangrando, ou cru.

Agora vem a contradição que eles fazem na mesma página. 

Todo doador de sangue é um herói.


É fatal prezar mais a vida do que a lei de Deus.

Inicialmente eles dizem que a lei foi abolida e depois afirmam que Transfusão de Sangue fere a Lei de Deus, escrita pelo menos 4 mil anos antes da primeira transfusão de sangue? Como assim? 

Quando não há lei, ninguém é acusado de cometer pecados. Romanos 5:13

Se, como eles afirma, o senhor Yeshua aboliu a lei, não há lei alguma contra Transfusão de Sangue. Pior ainda, as Testemunhas de Jeová afirmam que salvar a vida não justifica violar a lei de Deus. Com um Deus desse eu preferia ser ateu que Testemunha de Jeová. Veja o que ele mesmo diz:

Pois a vida* de uma criatura* está no sangue, e eu mesmo o dei a vocês para que façam expiação por si mesmos* no altar. Pois é o sangue que faz expiação  por meio da vida* que está nele. Levíticos 17:11

Novamente eles citam um texto que está falando de comer sangue e não fazer transfusão de sangue. Entretanto, veja apenas a afirmação do texto de que "é o sangue que faz expiação por meio da vida que está nele." Moisés está afirmando que só existe perdão de pecado por meio do sangue. Foi por isto que foi passado sangue na porta das casas, para que o anjo da morte de desviasse dele. Então a vida realmente está no sangue. E sobre a lei de Deus, eis o que Testemunha de Jeová, Adventista do Sétimo Dia, e todos os seguidores de suas leis inventadas esquecem:

Não devam nada a ninguém, a não ser amar uns aos outros, pois quem ama o seu próximo cumpre a Lei.  Pois os mandamentos — “não cometa adultério, não assassine, não furte, não cobice”, e qualquer outro mandamento que exista — se resumem nestas palavras: “Ame o seu próximo como a si mesmo.”  O amor não faz o mal contra o próximo;portanto, o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:8-10

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. João 15:13

Então, sinto muito pelas Testemunhas de Jeová, mas nos pelos menos 25 anos em que eu fui doador de sangue, dando a minha vida pelo meu próximo, eu estava cumprindo a lei de Deus, ao contrário deles que estavam permitindo até a seus filhos morrerem, por suas leis inventadas pela loucura do seus corações. 

Observação: Todos os textos da Bíblia aqui colocadas, são da Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová.





Comentários

Postagens mais visitadas